Ação de formação para assistentes operacionais

Mantendo, no Agrupamento de Escolas de Canelas, a atividade formativa junto de figuras significativas para os alunos, o Serviço de Psicologia e Orientação implementou uma nova ação de formação, de curta duração (3 horas), orientada para as competências socioemocionais e de comunicação do Assistente Operacional, na relação que estabelece com os alunos. Foram efetuadas duas edições, em janeiro e fevereiro de 2023, tendo participado um total de 21 Assistentes.
O Assistente Operacional é um Assistente Relacional. A sua ação diária, desenvolvida nos diferentes espaços abertos da escola (recreios, corredores, escadas, portaria, PBX, átrios) reflete as suas competências pessoais e profissionais. Constituindo um agente educativo essencial ao bom funcionamento da escola, contribui para a autorregulação de comportamentos, através da relação que estabelece e mantém com os alunos.
A atividade formativa desenvolvida no presente ano, junto deste agentes educativos, visa colmatar a escassez de formação contínua disponibilizada para este grupo profissional.