Apoio ao Desenvolvimento Vocacional – 9º ano

O Serviço de Psicologia e Orientação concebeu o Programa de Desenvolvimento Vocacional (PACCC-9), para ser implementado em grupo-turma, numa modalidade universal, junto dos alunos de 9º ano.

Deve a sua designação ao conjunto de competências que procura promover: o Planeamento, a Autonomia, a Curiosidade, a Confiança e a Cooperação.

Inclui um conjunto de objetivos e atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, ao longo de 6 sessões (50 minutos) e distribuídos por três áreas temáticas i) autoconhecimento, ii) oferta formativa e iii) tomada de decisão.

Este programa, estruturado por objetivos, atividades e avaliação, prevê o desenvolvimento de competências e a promoção de atitudes favoráveis a tomadas de decisão informadas e responsáveis. Neste sentido, a tomada de decisão encerra em si mesma uma visão e um sentido valorativo da escola e das diversas aprendizagens efetuadas, dando-lhes sentido. 

A exploração de carreira constitui o primeiro nível do longo processo de gestão da mesma, que se constrói ao longo da trajetória dos indivíduos, em relação com processos de aprendizagem e formação ao longo da vida. Trata-se de um processo multidimensional e sempre inacabado, com desafios, avanços e recuos, e aberto ao mundo, ele próprio em transformação acelerada. Pretende-se que os alunos sejam os Autores da sua própria Vida!…