Estudar com Estilo 5!

Tendo por base um programa concebido pelo Serviço de Psicologia e Orientação,  uma das psicólogas do serviço e a educadora social dinamizaram a ação ESTUDAR com ESTILO 5! – um programa de autorregulação do estudo, em três sessões, realizadas em formato universal, durante o mês de outubro, e dirigida a todos os alunos do 5º ano de escolaridade, num total de oito turmas.
Esta ação procurou responder à dificuldade dos alunos em autorregular o seu estudo, procurando promover nos alunos a assimilação e integração de novos conceitos e práticas, de forma a desenvolver e consolidar hábitos e competências de estudo.
O programa abordou processos de aprendizagem e de estudo, nomeadamente as condições pessoais, as condições ambientais do estudo, a organização e técnicas de estudo, fatores essenciais a um estudo eficaz e de sucesso.
No final as turmas intervenientes receberam uma CERTIFICADO de participação.
Foi também disponibilizado aos Encarregados de Educação o documento 8 ORIENTAÇÕES PARA UM ESTUDO E APRENDIZAGEM EFICAZ, para concretização de ações de estudo adequadas e profícuas, em contexto familiar.
A avaliação de professores e alunos foi bastante motivadora. Estes consideraram que a ação foi muito importante e muito útil e que a informação partilhada foi muito boa. No que concerne à dinamização das sessões, estas foram avaliadas como muito apelativas, dinâmicas e muito satisfatórias. Os alunos referiram que a ação se devia repetir ao longo do ano com mais exemplos reais e práticos.