Apoio ao Desnvolvimento Vocacional – 9º ano

O Serviço de Psicologia e Orientação, à semelhança dos anos anteriores, procurou contribuir para que os alunos do 9º ano consigam efetuar uma escolha informada e consciente em relação ao curso a seguir no Ensino Secundário. Foram realizadas seis sessões de trabalho vocacional, em cada uma das oito turmas. O trabalho centrou-se no desenvolvimento do autoconhecimento e potencial de cada adolescente, seus interesses, preferências e sonhos profissionais, bem como na exploração vocacional dos diferentes cursos do Ensino Secundário, em resposta aos sonhos e caraterísticas de cada um. Procurou-se neste processo que os alunos desenvolvessem mais confiança em si e nos outros, mais curiosidade e maior autonomia, maior capacidade de planeamento da trajetória escolar, e fossem mais capazes de pedir ajuda para alcançar objetivos pessoais. No final do ano, foi proposto aos pais e encarregados de educação uma entrevista final com os seus educandos, procurando-se dar conta do trabalho realizado e responder a questões ou dúvidas existentes.
As decisões vocacionais dependem significativamente do desenvolvimento pessoal de cada um, exigindo também, por outro lado, uma maior abertura ao mundo. É de esperar que as experiências escolares no Ensino Secundário, mais ou menos alinhadas com as expectativas e objetivos pessoais de cada um, constituam um teste de realidade e ponham à prova, e por vezes em causa, as decisões tomadas no final do Ensino Básico.