Atividade: Eu e os Outros

O programa “Eu e os Outros”, ajustado à realidade e dificuldades sentidas na e pela turma do 8K, foi dinamizado ao longo do ano letivo, quinzenalmente. Este focou-se no relacionamento interpessoal, abordando múltiplas dimensões psicológicas, envolvidas e indispensáveis à construção e desenvolvimento da relação com os outros, tais como o autoconhecimento, a autoconfiança e a confiança no outro, a resiliência e resolução de problemas, a empatia e gestão emocional, e a comunicação.

O programa foi construído de forma a ser o mais diversificado, apelativo e interativo possível, de forma a cativar e envolver os alunos. Apresentou uma estrutura que integrou momentos de brainstorming, apresentação de conceitos, vídeos alusivos ao tema/conceito, dinâmicas, discussão em grupo e momentos de reflexão individual, incluindo uma atividade de relaxamento no início de cada sessão.

A apreciação global da atividade foi assinalada por uma parte da turma como Razoável, tendo a maioria dos alunos considerado a atividade Boa/Muito Boa (57%).