Transição para o 1º Ciclo

No âmbito do projeto “Cuidar das Transições”, o Serviço de Psicologia e Orientação partilhou a apresentação “1º ano – Aqui vou eu!”, que teve por objetivo sensibilizar os pais dos finalistas do pré-escolar para o início da escolaridade formal. Esta partilha foi enquadrada na sessão “Vou para o 1º ano e agora?” dirigida aos pais dos Jardins de Infância do Agrupamento. Abordou-se o conceito de desafio e o seu contributo para o crescimento e desenvolvimento da
criança, salientando-se que a ansiedade associada a esta transição é geralmente vivida com entusiasmo e satisfação. Destacou-se o envolvimento da família como facilitador da transição, constituindo o suporte do desenvolvimento emocional e relacional da criança, dos cuidados dispensados à criança e da transmissão de valores morais e sociais; a bússola, orientando e transmitindo uma imagem positiva da escola e dos professores, mantendo a comunicação e a proximidade com a escola, acompanhando as atividades, ajudando na organização do estudo e valorizando as aprendizagens; e, ainda o trampolim de ações e comportamentos de curiosidade e exploração, de autonomia, de incentivo e reforço de aprendizagens, de persistência e de coragem para ultrapassar desafios.
Terminou-se o encontro com O que Trazer na Mochila, considerando essenciais a alegria e energia, a curiosidade e exploração, a criatividade, os bons hábitos de sono e alimentação, a brincadeira em dia e o apoio da família.
Em jeito de conclusão, confiamos que “É nas mudanças que desenvolvemos e Crescemos!”