Dia Mundial da Saúde Mental

O Serviço de Psicologia e Orientação, pelo segundo ano consecutivo, desta vez com a Saúde Escolar e com o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PPES) do Agrupamento de Escolas de Canelas, vão comemorar, com a comunidade educativa, o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro de 2022). Para o efeito, educadores, professores titulares e professores de português foram convidados a realizar uma atividade com os seus grupos e turmas.  No Pré-Escolar e 1º Ciclo, a proposta consistiu na visualização de um de dois vídeos indicados, para posterior exploração. O mesmo foi sugerido pelo Diretor a pais de crianças e alunos dos ciclos de educação e ensino referidos. Na escola sede, as turmas do Ensino Básico e do Ensino Secundário foram convidadas a ouvir uma de duas músicas propostas (do CD da Associação “Encontrar-se” – UPA, Unidos para Ajudar, 2008) e, em seguida, escrever num post-it amarelo as palavras que levaram da audição. Foi proposto que os colassem no painel de entrada, na “casa”, preparada para os receber. Esta “casa”, desenhada por professores de Educação Visual, a partir do CD referido, recebeu também os post-it de professores (rosa), assistentes (verde) , técnicos (laranja) e pais e/ou encarregados de educação (azul), numa multiplicidade de cores que concorrem para um conjunto uno e coeso.

O serviço de Psicologia e Orientação criou um vídeo alusivo ao dia, sobre o Autocuidado, que foi partilhado com a comunidade educativa.

Foi preparada uma programação especial, alusiva ao Dia da Saúde Mental, com vídeos recolhidos sobre a temática, e com a colaboração especial do PPES, para ser emitido no circuito de TV interno.