O/A Assistente Operacional na escola inclusiva

O/A Assistente Operacional na escola inclusiva é um agente educativo, não docente, que estabelece uma relação profissional com os seus pares assistentes, com os docentes, técnicos e pais e/ou encarregados de educação, além dos alunos. É, pois, um Assistente RELACIONAL. A sua ação diária nos diferentes espaços relacionais da escola – os recreios, os corredores, a portaria, o PBX, os espaços abertos, mas também a sala de aula, refletem muito as suas competências profissionais.

Em face da escassez de formação contínua disponibilizada a estes profissionais e atendendo às necessidades sentidas no contexto escolar, agravadas pelos efeitos da pandemia e em face da mudança legislativa mais recente, o Serviço de Psicologia e Orientação,  com vista a apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional destes agentes educativos, organizou no Agrupamento de Escolas de Canelas uma ação de formação de curta duração (3 horas) para Assistentes Operacionais, orientada para o aperfeiçoamento de competências socioemocionais e de comunicação. Foram efetuadas duas edições, tendo participado um total de 21 assistentes.

Tendo em conta os resultados positivos desta ação de formação, estão previstas outras ACD destinadas a este público-alvo, procurando-se assim colmatar necessidades de formação sentidas por este grupo profissional no seio do Agrupamento.