Fluência de Leitura: Ação de sensibilização para docentes

O projeto de Promoção da Fluência de Leitura no 3º ano de escolaridade decorreu no Agrupamento de Escolas de Canelas, nos dois anos letivos transatos, em colaboração com a Universidade Lusíada Norte-Porto e com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. A avaliação estatística da  implementação do projeto, realizada pelas entidades de ensino superior envolvidas, revelou um aumento significativo da fluência leitora nos alunos, em resultado da sua participação no projeto.

A fluência de leitura é uma condição essencial para a compreensão leitora e sucesso escolar dos alunos. Atendendo aos resultados muito positivos obtidos com o projeto, o Serviço de Psicologia e Orientação e a Terapeuta da Fala do Agrupamento, em colaboração, desenvolveram junto de docentes do 1º Ciclo uma ação formativa, com vista a sensibilizar para a implementação do projeto, destacando-se o manuseamento dos materiais, para a ação junto dos seus alunos. Esta ação formativa decorreu em dois momentos: a fase de manuseamento de materiais significativos e  a fase de monitorização.