Missão: EMPREGO! 

O Serviço de Psicologia e Orientação desenvolveu, no presente ano letivo, o programa de transição para vida ativa Missão: EMPREGO! junto dos alunos do 12º ano de escolaridade, dos Cursos Profissionais, abrangendo duas turmas.
A iniciativa Missão: EMPREGO! abordou temas como o curriculum vitae, a
entrevista de emprego, o pitch, as fontes de informação e outros relativos à  gestão de carreira, e teve por objetivos i) promover nos alunos comportamentos de iniciativa e competências de procura ativa de emprego, e ii) sensibilizar os alunos para a necessidade do desenvolvimento de competências transversais.
A dinamização do programa assumiu uma abordagem, na qual se valorizou o envolvimento, a interação e a participação ativa dos alunos. Assim, para além de curtos períodos expositivos, contemplou-se igualmente trabalho prático, simulações/role-playing e visualizações e, ainda, a análise e debate de vídeos.
A sua estrutura, os temas abordados e a metodologia adotada tiveram como propósito assegurar sessões apelativas e dinâmicas, mas também responder aos desafios inerentes ao processo de transição dos alunos para o mercado de trabalho. O programa Missão: EMPREGO! foi realizado ao longo de três sessões, de 100 minutos cada, contando maioritariamente com a presença do respetivo diretor de turma. Foi, por fim, disponibilizado aos alunos um folheto, contendo a informação mais relevante abordada nas sessões, bem como um certificado de participação.
No final, o Programa e a sua dinamização foram avaliados pelos participantes nos níveis Bom ou Muito Bom (acima dos 75%).