Programa Por Ti – Agentes Educativos

Foi realizada no passado dia 24 de abril, em formato online e durante 90 minutos, uma sessão de sensibilização no âmbito do programa Por Ti, para a promoção do bem-estar mental de docentes, a exercer a sua atividade no Agrupamento. Este encontro formativo foi dinamizado por psicóloga da EPIS e teve por objetivo sensibilizar os professores para a importância do bem-estar mental e assim atenderem aos primeiros sinais e sintomas de doença mental.

Trata-se de um programa implementado pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo – Comportamental da Universidade de Coimbra.

O Serviço de Psicologia e Orientação e a Saúde Escolar foram os responsáveis pela implementação do programa na escola, com a realização anteriormente de uma sessão presencial destinada a todos os alunos de 7º ano e com convite a pais e encarregados de educação para uma sessão online.

Destinada desta vez a agentes educativos, estiveram presentes nesta sessão catorze professoras e quatro psicólogas do Agrupamento, num total de dezoito participantes.

Mais de 75% dos que avaliaram a sessão, consideraram este encontro como “muito útil” e sentiram-se “muito satisfeitos” no final da sua participação. Foi referido, contudo, por uma participante que “embora bem conduzida, não acrescentou mais informação… é uma área em que tenho muito interesse, procuro estar informada, ouço podcasts e leio bastante”.

Levaram da sessão “aprendizagens sobre emoções em contexto escolar”, a necessidade de “estar atenta a pequenos sinais de desiquilíbrio emocional”, “de cuidar da minha saúde mental para estar bem com os outros… trabalhar nesse sentido, o que nem sempre é fácil”,  “estratégias para lidar… aplicar na minha vida pessoal e profissional… a utilizar comigo e com os outros, alunos, colegas, pessoas da família ou das minhas relações” e também “a importância de não ignorar o que sinto”, de “assumir e compreender as emoções de forma a reajustar as minhas reações” e, ainda, de um modo mais geral “reflexão e partilha” e o “bem estar mental enquanto fator essencial no crescimento e desenvolvimento dos ambientes educativos”.

Sugeriram que “este tipo de sessões devem continuar a ser uma prioridade nas escolas”, para “esclarecimento e interajuda”, há benefício em “mais formações sobre o tema”, “em realizar o mesmo tipo de sessões com outros temas idênticos”, para “aprofundamento sobre como lidar com as emoções” e com metodologias ativas “formações mais práticas… como agir em determinadas situações… concretas e reais… e consequentes estratégias de gestão/resolução.” Foi, ainda, considerada “relevante a participação dos docentes” nesta sessão.