Programa de Mentoria Interpares, Eu e Tu igual a Nós

Os programas de mentoria entre pares têm vindo a ser utilizados em contexto escolar, com ganhos significativos para todos os envolvidos a nível pessoal, social e académico – https://apoioescolas.dge.mec.pt/recursos/beneficios-dos-programas-de-mentoria-entre-pares

O programa de Mentoria Interpares, Eu e Tu igual a Nós, é um programa de voluntariado que foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Canelas. A equipa responsável pela sua conceção, execução, monitorização e avaliação foi constituída pelas coordenadoras de diretores de turma, pelas monitoras da Teach for Portugal e pelo Serviço de Psicologia e Orientação. Os diretores de turma do 2º, 3º ciclos e do ensino secundário colaboraram na identificação de alunos com perfil e disponibilidade para serem mentores, assim como na identificação de alunos mentorados.

O programa de Mentorias Interpares procurou que cada mentor proporcionasse encontros regulares, pautados por uma relação de interajuda, confiança e respeito, de modo a guiar e aconselhar o seu mentorado. Os seus objetivos procuraram melhorar os resultados escolares e desenvolver as aprendizagens, a integração escolar, o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos.