Sessão “Ansiedade face aos exames”

O Serviço de Psicologia e Orientação desenvolveu, durante o mês de maio, a sessão “Ansiedade face aos exames”, dirigida aos alunos do 11º ano de escolaridade, nas quatro turmas dos cursos científico-humanísticos, com uma duração de 50 minutos. Esta sessão teve por objetivos promover nos alunos i) um maior conhecimento do que é a ansiedade e de como a ansiedade disfuncional se manifesta nos momentos de avaliação escolar, ii) a identificação de sintomas, e iii) um maior conhecimento de estratégias de gestão da ansiedade.

A avaliação final, realizada pelos alunos que participaram nas sessões, revelou que a sessão foi útil e interessante. Referiram que foi ao encontro de uma necessidade sentida, tendo permitido compreender melhor o que é a ansiedade (nomeadamente que é normal sentir ansiedade), identificar e compreender alguns sintomas associados e aprender novas estratégias para lidar com ela. A maioria dos alunos afirmou que iria experimentar usar as estratégias abordadas, nomeadamente as de relaxamento e meditação (especialmente a respiração diafragmática, que foi experimentada pelos alunos durante a sessão) e de planeamento e organização do estudo.