Transição para o 2º Ciclo

No âmbito do projeto “Cuidar das Transições”, o Serviço de Psicologia e Orientação partilhou a apresentação “5º ano – Aqui vou eu!”, enquadrando-se na sessão organizada pelo Agrupamento “Terminei o 4º ano e agora?”, destinada a pais e/ou encarregados de educação e alunos das turmas do 4º ano das escolas EB1.

Foi abordada a ideia da mudança como desafio, que nos move para o desenvolvimento, e que pode trazer consigo alguma ansiedade normativa, mas também entusiasmo e satisfação. O envolvimento das famílias foi um dos fatores destacados como facilitador desta transição, pelo impacto que tem na vida escolar do aluno, e que se baseia nos pressupostos: (1) Base ou suporte do desenvolvimento emocional e relacional da criança, através do apoio, do carinho e do amor e de um ambiente calmo e estimulante, dos cuidados dispensado à criança (alimentação, sono, atividades prazerosas) e da transmissão de valores morais e sociais; (2) Bússola, orientando a vida escolar do aluno, transmitindo uma imagem positiva da escola e dos professores, mantendo o contacto permanente com a escola, acompanhando as tarefas e ajudando na organização do estudo e valorizando as aprendizagens; (3) Trampolim de ações e comportamentos de curiosidade e exploração (proporcionando experiências novas e diversas potenciadoras do desenvolvimento), autonomia, incentivo e reforço de aprendizagens, persistência e coragem para ultrapassar desafios.

O momento terminou com o apontamento O que Trazer na Mochila, realçando-se que os alunos se devem fazerem acompanhar, todos os dias, de Alegria e Energia, de vontade para aprender coisas novas, de disponibilidade para interagir com os colegas, contando com o apoio da família.

E, em jeito de conclusão, partilhou-se a frase tão sábia “É nas mudanças que nos desenvolvemos e Crescemos!”