A partir de um balão de fala, a Mafalda, personagem da BD de Quino, lança um desafio: como os jovens podem contribuir para a construção de um mundo melhor? Os alunos, de forma orientada, elaboraram um pequeno texto de opinião. Na minha, opinião o desafio o desafio da Mafalda está certo nós jovens temos que tornar o mundo num sitio MELHOR. Em primeiro lugar, considero que nós jovens temos de solidários, ajudar os mais velhos, por exemplo a carregar as compras. Em…
Read MoreINÍCIO…
Todos os inícios são dolorosos, de medo e angústia. Todo os inícios são nebulosos, de incerteza e dúvida. Todos os inícios são oportunidade, são promessas de sonhos. Algum dia, é hora de iniciar… fazer crescer para, depois, colher! As primeiras apreciações críticas, realizadas em contexto de avaliação escrita, por alunos de 10 A e 10 B Cada olhar é único! Dinis Valente Miguel | 10A A «estrada» do Amor No cartoon «correntes», da autoria de Mordillo, observa-se um cruzamento de estradas, baralhadas e confusas, e duas pessoas,…
Read MoreContinuação da fábula ” A raposa sem cauda ” e a aceitação da diferença.
A raposa sem cauda Uma raposa muito bonita teve o infortúnio de ser apanhada numa armadilha. Depois de muito se debater, lá se conseguiu soltar, mas ficou sem a sua magnífica cauda. Tinha tanta vergonha que a vissem assim que se escondeu das outras raposas durante muitos dias. Mas depois arquitetou o que pensava ser um plano engenhoso. Iria persuadir todas as outras raposas a cortarem as suas caudas, para ficarem todas iguais. Assim, convocou todas as outras raposas para uma…
Read More“Mulheres sem medo”
(Depois dos “10 m a ler” alguns alunos preenchem uma ficha de leitura): O livro “Mulheres sem medo”, escrito por Marta Breen e Jenny Jordhal, conta a história de várias mulheres, de todo o mundo, durante cerca de 15o anos. São histórias de mulheres com coragem, determinação e sem medo, que mudaram a vida de muitas mulheres. Este livro está dividido em várias partes, incluindo a minha favorita – A luta pelo próprio corpo -. Como diz Margaret Sanger: ” Nenhuma mulher pode dizer-se livre, se o seu corpo…
Read MoreDia Mundial da Saúde Mental… uma reflexão
Dia Mundial da Saúde Mental… uma reflexão (tendo como motivação o quadro “O Grito”, Edvard Munch, 1893) Atualmente, é de conhecimento geral que a saúde mental é tão importante como a saúde física e, embora esta temática seja amplamente conhecida e divulgada nos dias de hoje, nem sempre foi assim. A saúde mental foi, durante muito tempo, um tópico sensível e evitado. Os problemas mentais eram vistos como sinal de fraqueza, ou até mesmo de loucura. A saúde física era prioridade, enquanto que o bem-estar emocional…
Read More