DIA DO DIPLOMA

No próximo dia 12 de outubro, na Cerimónia de Entrega de Diplomas, também marcarão a sua presença as alunas Ana Rita Macedo Oliveira Lara Filipa Vieira Magalhães,que, tendo-se submetido ao exame  A2, em 2018, obtiveram a tão desejada aprovação. Este Diploma de Estudos em Língua Francesa é oficialmente emitido pelo Ministério Francês da Educação Nacional, certifica as competências escritas e orais em francês dos candidatos estrangeiros, é reconhecido internacionalmente e é válido para a vida. As nossas alunas estão de parabéns. Bravo!!

Área Curricular de Francês

José Queirós, um cientista que vem falar da Antártida

É com enorme entusiasmo que aguardamos a vinda à nossa escola do cientista português José Queirós, já no próximo dia 27, que integra o Programa Propolar. A sua palestra intitula-se “Antártida, uma pesca à amostra” e relata a sua experiência enquanto cientista na Antártida e que se destina aos alunos do ensino secundário.

José Queirós é natural de Vila Nova de Gaia e desde cedo a praia, o mar e o campo de futebol eram os seus locais preferidos. Licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro, começou a desenvolver o seu trabalho científico em comunidades de poliquetas (vermes marinhos) de mar profundo que habitam nos ossos de baleias mortas. Foi ainda na licenciatura que começou a trabalhar na Antártida e com as lulas do Oceano Austral. Já no Mestrado em Ecologia na Universidade de Coimbra, e certo de que os pólos são a sua paixão, realizou uma expedição de 3 meses a bordo de um navio de pesca nos Mares de Ross, Amundsen e Dumont D’Urville (Antártida) para recolher amostras para a sua tese sobre a ecologia alimentar do Bacalhau da Antártida, uma espécie de alto valor comercial, e os cefalópodes da região. Durante esta expedição foi capturado o maior Polvo Gigante da Antártida da história, um espécime de 1.15m e 18Kg, e que foi doado ao museu nacional da Nova Zelândia (Te Papa).

Esta atividade é promovida pela Biblioteca Escolar, em articulação com o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.

Dia Europeu das Línguas

No próximo dia 26 de setembro, os professores de Português e de Línguas Estrangeiras, os projetos Comunicar, Erasmus + e a Biblioteca Escolar vão comemorar o “Dia Europeu das Línguas”, através da apresentação de músicas cantadas por alunos em várias línguas, no intervalo entre as 10h00 e as 10h20, no átrio principal da escola-sede. Neste local, também se encontrará um mapa que os alunos deverão concluir, recorrendo a imagens de países europeus envolvidos nos projetos Erasmus e a expressões representativas das várias línguas lecionadas na escola. Ao longo da manhã, os alunos das turmas do 6º e 7º anos também se deslocarão à Biblioteca, para participarem no jogo Kahootsobre variados aspetos culturais e geográficos relacionados com os países europeus. Além disso, neste espaço, será montada uma exposição alusiva a este dia.

Selo Nacional de Qualidade

Foi atribuído o Selo de Qualidade ao projeto (Re)defining Limits, que significa o verdadeiro reconhecimento para professores e escolas do excelente nível das suas atividades eTwinning. Para os alunos constitui um estímulo pelo esforço do trabalho desenvolvido e à escola, no seu todo, proporciona uma afirmação pública do seu compromisso com a qualidade e abertura ao trabalho colaborativo a nível europeu.

O referido projeto, o qual surgiu da vontade conjunta de uma equipa de professores e de líderes do Agrupamento de Escolas de Canelas, foi desenvolvido em língua inglesa e francesa, numa parceria com a Turquia, tendo alcançado, em geral, excelência nas seguintes áreas:

  1. Inovação Pedagógica
  2. Integração Curricular
  3. Comunicação e intercâmbio entre escolas parceiras
  4. Colaboração entre escolas parceiras
  5. Utilização das tecnologias
  6. Resultados, impacto e documentação

Este projeto teve ainda uma vertente associada às atividades do PAA “Canelas Medieval” e “Eco-Escolas” com incidência na divulgação das mesmas.

Conheça o projeto neste link: https://twinspace.etwinning.net/61861/home

(disponível apenas para alunos e professores eTwinners)

Café concerto da Rádio Genial

Mais um evento de grande qualidade da nossa escola promovido pela Rádio Genial, em articulação com a Escola de Música de Perosinho, que proporcionou a todos os presentes momentos muito agradáveis de convívio.  A música, a poesia e o canto estiveram de mãos dadas com a iniciativa do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde de angariação de verbas para apoios aos alunos carenciados do agrupamento. Todos juntos, uma vez mais, fizemos a diferença! 

Projeto “Serra em Movimento”

No âmbito do projeto “Serra em Movimento” [prova de aptidão profissional (PAP) de um grupo de alunos do curso profissional de técnico de turismo], vão decorrer, no próximo dia 7 de julho, SÁBADO, na serra de Negrelos/Canelas, entre as 10h00 às 18h00, diversas atividades destinadas a todas as idades (crianças, jovens e adultos) da comunidade escolar, tais como: escalada, arborismo, paintball, karting TT, insufláveis, matraquilhos humanos, jogos tradicionais (corrida de sacos, caça ao tesouro, andas, cotonetes, jogo da corda, arco e flecha).

Pelas 9h00, iniciar-se-á também, na entrada da escola-sede, uma caminhada e um trail (corrida), com destino à Serra de Canelas.

O recinto do campo (Serra de Canelas) será palco de todas as atividades lúdicas e desportivas, bem como de estimulante e promissor piquenique.

Não perca a oportunidade de vir fazer exercício connosco!

Dê atenção à Natureza, pense na sua saúde e divirta-se!