Almoço e Pequeno Almoço Pedagógico

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Curso Profissional Técnico de Restaurante/Bar assinalou o passado Dia de São Martinho com um almoço pedagógico destinado a professores e funcionários, tendo sido destacada a excelente qualidade do serviço apresentado e o desempenho dos formandos.

Estas atividades práticas são uma mais valia no percurso de formação dos formandos, uma vez que é uma oportunidade de exercitação das aprendizagens e técnicas adquiridas na disciplina de Serviços de Restaurante/Bar. Sempre com o objetivo de privilegiar as atividades práticas, o Curso Profissional Técnico de Restaurante/Bar pretende promover este tipo de iniciativas com regularidade, sendo que estão calendarizados mensalmente um Almoço Pedagógico e um Pequeno Almoço Pedagógico, previsto para a segunda e quarta semana de cada mês, respetivamente.

https://www.facebook.com/CanelasMiseEnPlace/

profª responsável

Orlanda Rego

Preconceito

Preconceito é uma ação

Onde a falta de virtude

Prevalece na atitude

De um ser sem coração

Racismo é superioridade

Alguém que pensa que é melhor

Que tem mais capacidade

Mas essa atitude só mostra imbecilidade, infantilidade

Magoa quem passa nem se importa com a idade

É uma crueldade, mas é a realidade

Temos de agir, temos de mudar

Somos nós que temos de ensinar está nas nossas mãos se queremos ensinar a amar

Ou viver a discriminar

O sangue é todo da mesma cor, não existe raça inferior, chega de ódio e rancor

A RAÇA HUMANA É SUPERIOR!!!

 

Leonor  Silveira, 5ºC, Nº 23

Hello my name is Tomás

Hello my name is Tomás. I´m eleven years old and my birthday is on 23 rd October.

 My new school is very big and sometimes I get confused.

 There are many studendts, classrooms, bathrooms, a very big canten, where we hava lunch and a livrary where we can study and read books.

 My new school is very cool and my friends are very funny.

 I´ve got very good teachers and my favourite is the English teacher, but my favourite subjet is Maths.

I´m form 6º G.

 I´m very happy.

 Al lis incredibly wll in my life.      

                 

Hello, my name is Anislava

Hello,  my name is Anislava. I´m eleven years old. I´m from Bulgaria. My parents are Bulgarian too.

I have got a pet,  it´s a cat.  It´s name is Puffi and its four months old.

My birthday is on 7th June.

I´m at Canelas Secundary school. I´m in form 6º G. My school is very big and modern. It has a big library, it looks like a museum, a huge playground and a very big cantem. We also have got lots of classrooms and toilets. There are many students here.

I love my school. It´s amazing.

Encontro com o ilustrador Rui Castro

 

Na manhã do dia treze de novembro, que amanheceu nublada, rapidamente se sentiu o sol e o calor no Pequeno Auditório da nossa escola. No âmbito da dinamização do Projeto “Na Senda dos Contos…”, os alunos de todas as turmas de 11.º ano e alguns professores foram agraciados com a criatividade, a alegria e o entusiasmo do ilustrador Rui Castro, autor das ilustrações das obras  Irmão OceanoFernando Pessoa, o menino de sua mãeA Casa da Poesia Gato preto e passarinhos azuis, entre inúmeras outras.

Partindo de ilustrações, algumas já publicadas, Rui Castro partilhou o seu método de trabalho, desde o primeiro esboço até à obra final, convocando neste processo múltiplas técnicas de ilustração: pintura a acrílico, fotografia, modelagem, entre outras.

Todos ficaram extasiados com a originalidade e a criatividade de Rui Castro, para quem “ilustrar é dar forma e cor às palavras e dar novas formas às formas, respeitando contudo a sua forma original, pois uma joaninha não é uma barata”.

O encontro permitiu ainda a troca de experiências e a resposta a dúvidas e curiosidades dos nossos alunos. Sem deixar de enfatizar a dificuldade que é inerente ao processo criativo, o ilustrador deixou uma mensagem de otimismo: nunca se deve desistir. Mais do que agradar aos outros, a obra deve satisfazer sobretudo o seu autor.    

Cada uma das sessões terminou com um genuíno e mágico momento artístico: Rui Castro elaborou, perante um silêncio profundo e múltiplos olhares curiosos, uma ilustração que gentilmente ofereceu à escola.

A coordenadora do projeto “Na Senda Dos Contos…”,

Sara Ribeiro

DELF Scolaire 2017 – 100% réussite!

No passado dia 20 de outubro, vinte alunos (11 alunas e 9 alunos) receberam o Diplôme d’Études en Langue Française – Niveau A2, emitido pelo Ministério francês da Educação Nacional, que certifica as competências em francês de candidatos estrangeiros em quatro domínios (Compreensão Oral, Compreensão Escrita, Produção Oral e Produção Escrita).

Esta cerimónia decorreu no Pequeno Auditório da escola-sede, pelas 18:00 horas, e contou também com a presença dos elementos da direção, de professores, entre os quais os da disciplina de Francês responsáveis pela iniciativa, e de encarregados de educação.

A abrilhantar o momento estiveram alunos do 9ºA, que abriram e encerraram a cerimónia tocando e cantando uma parte do hino francês La Marseillaise, ensaiada pelas professoras de Formação Musical. Também a formadora e os formandos do Curso Profissional de Técnico de Restaurante/Bar colaboraram no êxito desta cerimónia, através da preparação de um pequeno lanche tipicamente francês.

Nas palavras proferidas pelo diretor do agrupamento, Artur Vieira, saboreou-se a enorme satisfação pelo sucesso obtido pelos alunos que se submeteram a este exame e, no sorriso dos presentes, estava estampado o orgulho sentido, resultante dos excelentes resultados conseguidos.

É nestes momentos que apetece dizer: “BRAVO!”

08 novembro| Dia Europeu da alimentação e cozinha saudável


Cada vez mais os lanches escolares estão repletos de alimentos embalados e cheios de açúcares refinados e conservantes cujo valor nutricional é completamente nulo.

Para assinalar este dia, o PPES fez um convite aos Pais e Encarregados de Educação dos alunos de 5º e 6º anos, para participarem num workshop, com o apoio da Europacolon Portugal e do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Canelas, onde tiveram oportunidade de aprender a fazer as escolhas mais saudáveis na preparação das lancheiras.

Realizaram-se dois workshops e, em cada um deles, foram apresentadas receitas simples, com opções vegetarianas e/ou sem glúten. No fim a melhor parte – a degustação dos lanches elaborados e dicas de como consultar os rótulos e saber informação nutricional dos alimentos.

A parceria entre diferentes projetos e clubes do Agrupamento é de incentivar – juntos conseguimos produzir atividades mais interessantes e enriquecedoras.

Os elementos do PPES agradecem o aconselhamento nutricional orientado pela Europacolon Portugal e a apresentação de trabalhos de alunos sobre cozinha mediterrânica e produtos alimentares tradicionais portugueses, organizada pelos docentes responsáveis pelo Clube Europeu.”

Na próxima 3ª feira, o PPES comemora o Dia Mundial da Diabetes com a apresentação de filmes no circuito interno de televisão da Escola e com a realização de rastreios aos parâmetros básicos de saúde com a colaboração da USF de Canelas.

HALLOWEEN na ESCOLA  

No último dia de outubro, a escola vestiu-se a rigor para celebrar o Halloween, como se diz no contexto da língua inglesa, ou, se nos arreigarmos à nossa própria tradição, o Dia das Bruxas.

Posicionadas para receber quantos entravam na escola, belíssimas “bruxinhas” fizeram as delícias de todos. Elaboradas, a primor, por alunos de 5.º, 6.º e 7.º anos, sob orientação dos professores de inglês e de educação visual, as bruxas deram vida, cor e muita graça ao átrio da escola. Temos artistas!

Agora, há que escolher e premiar os três trabalhos mais originais, tarefa difícil que ficará a cargo de um júri constituído por professores, alunos e assistentes operacionais.

O Baile de Halloween encerrou o dia: vampiros, bruxas, zombies, fantasmas e esqueletos souberam animar a pista, dançando ao som do Thriller e de outros êxitos intemporais. Os alunos do Clube da Rádio, dinamizadores desta festa, estão de parabéns: o baile foi um verdadeiro sucesso.

Foi um dia repleto de doçuras e travessuras, mas, ainda, de trabalho, dedicação, imaginação, cultura e responsabilidade!

Halloween Witch Contest

2017/2018

1st place – Number 57 – Fátima Dias – 5ºC “Darkness Witch”

2nd place – Number 4 – Pedro Monteiro – 5ºC “Spooky”

3rd place – Number 47 – David Vieira – 5ºE “Spooky Witch”

IMG_20171103_153857

IMG_20171103_153907

Also very good:

Number 67 – Tiago Miranda – 5ºA

Number 3 – Beatriz Duro – 5ºC

Number 76 – Mafalda Barbosa – 5ºD

Number 80 – Beatriz – 5ºD

Number 73 – Mafalda Noronha – 6ºG

Number 18 – Gonçalo ferreira – 6ºE

Number 41 – Helder Rocha – 6ºA

Number 74 – Rafaela Oliveira – 5ºF

Number 34 – João – 5ºE

Congratulations  to all the participants!

The English teachers