Atividade: Vamos para o 1º ano

As psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação, presentes na sessão “Vou para o 1º ano, e agora?”, sensibilizaram os pais das crianças finalistas do pré-escolar para o início da escolaridade formal. Em resposta aos receios dos pais, salientaram a importância das suas vivências do passado na escola e o valor das suas funções atuais: de espelho das qualidades da criança; de modelo de curiosidade, de comunicação e de resolução de problemas; de bússola, que procura transmitir uma imagem positiva da escola; e de trampolim para comportamentos de exploração, autonomia, incentivo e persistência perante novos desafios. Foram, ainda, referidos alguns essenciais para Trazer na Mochila, no próximo ano.