Apoio às Transições – 12º ano

As psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação estão a desenvolver ações de Educação para a Carreira, com os alunos de 12º ano, a partir de uma intervenção psicológica nos grupos-turma. Estão ainda previstas ações de Aconselhamento Vocacional, em resposta a pedidos dos alunos. Procura-se que os adolescentes se foquem no seu potencial e mobilizem recursos pessoais e da comunidade nas suas opções vocacionais, a nível educativo e formativo, para melhor gerir a sua trajetória pessoal. Estas atividades são desenvolvidas junto dos alunos, em colaboração com professores e outros agentes da comunidade alargada, nomeadamente com a Inspiring Future.
Num mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, importa apoiar os alunos, na transição crucial em que se encontram, para estarem preparados, criando cenários e respostas possíveis, ficarem atentos e desenvolverem uma visão ampla das possibilidades em aberto, sem se perderem no excesso de informação disponível, serem ágeis e avançarem por pequenos passos, desenvolverem novas competências e aprendizagens, e sobretudo praticarem a resiliência, ou seja, desenvolverem a capacidade de se recuperar dos desafios e serem flexíveis perante as adversidades.