Encontros no JI [Nov/Dez. 2023]

As orientações curriculares para a educação pré-escolar – OCEPE (https://www.dge.mec.pt/ocepe/index.php/node/83bem como a necessidade de participação e envolvimento das famílias em contextos de educação de infância  (https://www.dge.mec.pt/noticias/brochura-participacao-e-envolvimento-das-familias-construcao-de-parcerias-em-contextos-derefletem a importância da educação no desenvolvimento humano, em estreita cooperação com os contextos familiares das crianças.

No âmbito do projeto “Cuidar das Transições”, as psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação e a terapeuta da fala estiveram presentes na reunião de pais dos jardins de infância do Agrupamento, com as respetivas educadoras, entre novembro e dezembro. O objetivo da sua presença consistiu na apresentação destas valências no Agrupamento, destacando o seu papel em contexto educacional. Os pais tiveram a oportunidade de  colocar as suas preocupações e necessidades em relação aos seus filhos. Não se esgotando nesta sessão a resposta às questões colocadas, esta iniciativa constituiu o primeiro momento para a criação de um recurso educativo, em resposta às preocupações mais frequentes dos pais.

Pretende-se contribuir, assim, para a aproximação e partilha de soluções entre educadoras e famílias, com o contributo da Psicologia e Terapia da Fala do Agrupamento. Não sendo a escola um contexto clínico de atuação, foi reforçada a disponibilidade para aconselhamento dos pais face a necessidades relativas ao desenvolvimento e saúde psicológica das crianças, bem como ao desenvolvimento da linguagem e comunicação durante este período da infância. Para o efeito, foram partilhados com os pais os contactos institucionais.

Nos encontros realizados, verificou-se um grande envolvimento e participação dos pais, com um elevado número de pais presentes. O feedback foi positivo e inspirador quanto à continuidade desta iniciativa no futuro.