Atividade: Crescer é Poder

O Serviço de Psicologia e Orientação, no âmbito do projeto “Cuidar das Transições”, implementou, junto dos alunos de 4º ano, um programa de competências socioemocionais. Este programa, que conta já com algumas edições anteriores, designa-se “Crescer é Poder”, pois parte do pressuposto que “crescer” significa a possibilidade de os alunos efetuarem escolhas e tomarem decisões, num contexto de maior autonomia, desejavelmente acompanhada de um sentimento de bem-estar consigo próprios e com os outros!
A adesão dos professores titulares de turma à proposta efetuada pelo serviço foi total. Assim, a implementação do programa teve lugar junto de todas as turmas de 4º ano do Agrupamento, num total de aproximadamente 165 alunos (EB1 Alquebre, EB1 Brandariz, EB1 Curro, EB1 Laborim de Baixo, EB1 Lagarteira, EB1 Loureiro, EB1 Megide, EB1 Monte, EB1 Ribes e EB1 Serpente). Decorreu ao longo de 3 sessões, nas quais foram explorados os temas do autoconhecimento, da autorregulação emocional, das relações interpessoais e da resolução de problemas, tendo como quadro de fundo a transição esperada para o 2º ciclo. Através de metodologias ativas, as crianças foram protagonistas das atividades, expressaram as suas vivências e situações hipotéticas, explorando formas alternativas de expressão de sentimentos (com empatia) e de reflexão sobre as suas escolhas e decisões.
A avaliação do programa, junto dos alunos e professores titulares de turma, permitiu constatar que os assuntos tratados foram “extremamente pertinentes (indo) de encontro às necessidades próprias da faixa etária, nomeadamente a necessidade de desenvolver o auto e heteroconhecimento, a consciência de si e a gestão de emoções”, e que as atividades dinamizadas foram “originais e criativas”, promovendo-se, assim, a expressão de “sentimentos de forma natural e espontânea”. Os professores titulares de turma referiram que viram reforçada a necessidade destes temas serem abordados durante todo o ano.