Vou para o 1º ano

Na transição para o 1.º ano de escolaridade, é esperado que a maioria das crianças revele competências como, por exemplo, ser capaz de permanecer e concluir uma tarefa, de colaborar com os seus pares e de usar a linguagem oral para se expressar e regular o seu comportamento. Esta etapa constitui um marco importante na vida de qualquer criança e dos seus pais, na medida em que estabelece a entrada da criança na escolaridade formal e, na qual, se espera, se mantenha pelo menos durante 18 anos.

Para apoiar esta transição, pais e encarregados de educação foram convidados a participar numa atividade de suporte a esta transição, organizada pela Direção do Agrupamento de Escolas de Canelas, em colaboração com o Serviço de Psicologia e Orientação. Neste âmbito, este serviço elaborou e fez uma apresentação aos presentes, designada “Transição para o 1º Ciclo, 1º ano… e Agora?”.

Esta sessão foi realizada no dia 8 de junho, no Auditório da escola-sede do Agrupamento de Escolas de Canelas, acolhendo os pais e encarregados de educação, algumas crianças, docentes e psicólogos em atividade no Agrupamento.