Blindness

No dia vinte e três de maio, no âmbito do Projeto O Cinema Chama Por Ti!  em parceria com a Biblioteca Escolar e o Projeto Na Senda dos Contos, realizou-se uma sessão de cinema, especialmente preparada para os alunos do 12º ano.

Pretendia-se que os alunos tivessem acesso a uma outra obra de José Saramago para além daquela que atualmente faz parte do currículo do 12º ano, de leitura obrigatória – “O Ano da Morte de Ricardo Reis”. A coordenadora do referido projeto, Cristina Freitas, selecionou Blindness, um filme baseado no “Ensaio sobre a cegueira”, que em 2008 foi produzido pelo Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles.

Na sequência do visionamento do filme, os alunos foram desafiados a escrever uma apreciação crítica, no sentido de os estimular a olhar para a tela de uma forma mais profunda e reflexiva. Além disso, porque ver um filme não é a mesma coisa que ler um livro, a coordenadora decidiu entregar um prémio, o livro que deu origem ao argumento do filme exibido, ao aluno que escrevesse a melhor apreciação crítica.

O vencedor deste desafio foi o aluno Luís Barreiros, da turma 12º A, cujo texto transcrevemos:

Baseado num romance de José Saramago com o mesmo título, “Ensaio sobre a cegueira” apresenta uma realidade em que uma cegueira, branca e aparentemente incurável, se propaga como uma epidemia. Abrindo o festival de cinema de Cannes, este filme inclui as representações de Julianne Moore e Mark Ruffalo sob a direção de Fernando Meirelles.

O enredo começa a desenvolver-se à medida que a cegueira se vai propagando e a comunidade médica, os dirigentes políticos e a sociedade em geral vão ficando progressivamente mais receosos. Em consequência desse receio, os primeiros doentes são postos em quarentena num velho hospital psiquiátrico abandonado e deixados sem qualquer auxílio externo. Contudo, junto dos pacientes cegos, encontra-se a esposa de um oftalmologista que, ao contrário do marido, não ficara cega. A situação no hospital complica-se após a chegada de mais doentes, provocando momentos de grande tensão, violência e exploração dos doentes mais frágeis. É nesses momentos que a representação dos atores se torna única e realista.

Na minha opinião, o visionamento deste filme é imperdível, pois reflete sobre a cegueira não só física, mas também, e sobretudo, sobre a cegueira social, de valores e de consciência.