Erasmus: mobilidade à Grécia (dia 1 e 2)

Desde o dia 29 que um grupo de 5 alunos do 7º e 8º A se encontram na Grécia, acompanhados de dois professores, para cumprir a última mobilidade externa do projeto “Active citizens  promoting cultural heritage”.
Os primeiros dois dias foram passados em Atenas, tendo-se aí reunido todos os grupos de alunos e professores participantes dos restantes países; Grécia, Itália, Roménia, e Polónia.
O primeiro dia, domingo, passado sem horas de sono, já que a viagem do Porto durou toda a madrugada, foi passada na praça principal de Atenas e em passeios nas suas ruas adjacentes. Aí podemos assistir ao pulsar de uma cultura algo distinta da nossa e identificar pontos comuns.
Na segunda feira, dia 30, em grupo, visitamos o museu da Acrópole (visita oferecida pela escola anfitriã) e a Acrópole de Atenas, debaixo de um intenso calor incapaz de desmobilizar o grupo, dada a sua imponência e intemporalidade. Podemos imaginar a sua grandeza e monumentalidade, mas ainda assim ficamos deslumbrados pela beleza desta obra edificada por uma das grandes civilizações da humanidade, talvez até a maior!  O partenon é um monumento de um valor incalculável para a humanidade. É profundamente inspirador, revelador do génio e da singularidade artística, religiosa, cultural e política da civilização grega.
Estamos agora a caminho de Volos, cidade da Grécia central, a mais de 300 quilómetros de Atenas, onde seremos recebidos pela escola local e aí cumpriremos cinco dias de um programa de visitas culturais e de trabalho com alunos e professores. Vale a pena ser cidadão europeu!