Sim, Somos Capazes!

Projeto de transição para a vida adulta de alunos com necessidades especiais de educação com currículo específico individual

A Dificuldade/ problema

A transição para a vida adulta dos alunos com Currículo Específico Individual (CEI) é uma preocupação da escola refletida no Plano Individual de Transição (PIT).

Geralmente, o aluno, que tem mais competências adquiridas, segue um curso profissional e o aluno com maior dependência é encaminhado para instituições onde deveria ser preparada a sua entrada em Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).

No entanto, a realidade é um pouco diferente. Apesar dos jovens adquirirem as competências na formação profissional, a escassez de trabalho e a oferta de mão-de-obra qualificada, tornam difícil a concretização do sonho de terem um emprego. Por outro lado, os CAO´s, em Vila Nova de Gaia, estão lotados e os jovens acabam por ficar em casa onde, por norma, perdem gradualmente as competências adquiridas e, por vezes, tornam-se um “fardo” para a família.

A solução encontrada

O Agrupamento de Escolas de Canelas desenvolveu uma parceria com a Associação de Solidariedade Humanitária de Canelas com o objetivo de criar um “Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Jovens com Deficiência e Incapacidade” com a finalidade de integrar estes alunos que ficam sem qualquer apoio, quando acabam a escolaridade obrigatória.

Vantagens

Por outras palavras, é uma resposta local que não precisa de total dependência do estado, os jovens desenvolvem os seus PIT com objetivo de assegurarem um lugar real no projeto, realizam atividades de que gostam onde também solidificam as competências de escolaridade, prestam serviços úteis de apoio à comunidade que os protege e admira, têm um papel profícuo na sociedade e, por isso, sentem-se parte integrante dela.

Estratégias inovadoras

A nossa intervenção divide-se em três grandes áreas de atuação: trabalho, arte e lazer.

As competências de trabalho são desenvolvidas em contextos reais, nomeadamente a manutenção que os jovens fazem dos espaços verdes da escola; as atividades de jardinagem; a sustentação da horta de ervas aromáticas e da estufa hidropónica para produção de alfaces, bem como a conservação do pomar para realização de compotas caseiras. Toda a produção agrícola é biológica, pois é fertilizada com os restos orgânicos provenientes do corte da relva e das sobras vegetais derivadas da cozinha da escola. Com estes excedentes, produzimos iguarias culinárias na nossa cozinha pedagógica. A separação do papel proveniente dos vários serviços também está a cargo do projeto. Temos, ainda, um serviço de limpeza de carros a seco e estamos, neste momento, a projetar uma lavandaria.

Na verdade, em todas estas tarefas, estes jovens dedicam-se sempre de forma empenhada e consciente. Cada um deles é o líder responsável do grupo por uma ou mais actividades.

O teatro, a música e a pintura são as manifestações artísticas que usamos para nos expressarmos. Na imagem vemos um exemplo de uma atuação numa peça sobre os Descobrimentos, que serve de apoio à disciplina de História com a participação dos jovens, professores, funcionários e pais. Temos, igualmente, uma parceria com o grupo de Português para o desenvolvimento de atividades como a hora do conto e a produção de um espetáculo musical sobre a poesia de autores portugueses. As músicas são todas originais e criadas pela “Uma banda sem nome (ainda)”

O surf, o btt, a canoagem ou, simplesmente, um passeio a pé na Serra de Canelas são atividades realizadas com regularidade, que combatem o sedentarismo e potenciam o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis com melhorias ao nível da saúde.

O equilíbrio entre o trabalho, a arte e o lazer é o segredo para a produtividade e a felicidade. A matemática, o português, as novas tecnologias e todo o conhecimento desenvolvido através da escolarização servem de suporte para os projetos dentro destas áreas. E, como é sabido, quando é desejado e tem uma aplicação real nas nossas vidas, o conhecimento fica armazenado de forma mais eficaz no nosso cérebro.

Todo o projeto tem por base os três pilares de sustentabilidade:

• social – desenvolve competências de integração em grupos socialmente vulneráveis;
  • económica – tem menos dependência de estruturas do estado;
  • ambiental – todos os projetos têm uma preocupação com a gestão dos recursos, a reciclagem e a redução da pegada de carbono.

Localização

Este centro de apoio está instalado num edifício da antiga escola e será constituído por uma cozinha, uma oficina, uma sala multidisciplinar, uma sala de ensaios e as respetivas casas de banho.

Pode observar todo o nosso trabalho em https://www.facebook.com/simsomoscapazes/