Agrupamento de Escolas de Canelas

Job shadowing

Erasmus Job Shadowing IES Poeres – Maiorca / Agr Canelas

Uma daquelas semanas normais… sempre a rasgar e em excelente companhia!

Sim, a salaS!Mbiose teve a visita da Eva Casas e da Patrícia Prieto, duas professoras das ilhas Baleares em Espanha. E quando se está em boa companhia, com pessoas que partilham ideias, que amam o ensino e se entregam a causas…. as horas passam a correr e foi assim que passou a semana.

A abrir a semana, depois da simpática receção dos coordenadores do Erasmus, professora Filomena Fernandes, Gracinda Machado e Augusto Oliveira, as visitas assistiram à dinamização de um jogo pedagógico + Power do Nuno Duarte  na sua turma com o professor Miguel Vieira. “Nuestras hermanas” ficaram espantadas quando constataram que os alunos da salaS!Mbiose produzem recursos pedagógicos para os seus professores e que estes recursos são possíveis de jogar com uma consola que é feita em parceria com os reclusos do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco.

Depois seguiram-se reuniões com os vários coordenadores da escola onde foi apresentado pela vice-diretora, professora Carla Pinho, o decreto lei 54/2018 e onde puderam colocar todas as suas dúvidas sobre a educação inclusiva em Portugal e como se operacionaliza na nossa escola.

Em seguida, um pouco de história em forma de teatro. Sim, tiveram a oportunidade de assistir ao “Regresso da Malta das Naus”, uma peça que retrata a viagem de Vasco da Gama à Índia e que geralmente apresentamos conjuntamente com os jovens do Centro de Inclusão Social de Canelas (CIS) a várias turmas, inserido no programa das disciplinas de História e de Português, um apoio à comunidade escolar.

Na terça feira tiveram a oportunidade de assistir à animação da hora do conto que apresentamos regularmente a crianças. Desta vez foi na nossa Biblioteca Escolar (BE). E, já que lá estávamos, nada melhor do que ouvir a maravilhosa equipa liderada pelo professor Augusto Oliveira a falar entusiasticamente sobre os projetos que a BE proporciona a todos. De tarde, ainda houve tempo para se deslumbrarem com as zonas ribeirinhas de Gaia e Porto.

Na quarta-feira foi dia de envolver outros colegas da educação especial. A metodologia de progressão no Xadrez foi brilhantemente apresentada pelo professor Fernando Oliveira na Escola do Monte para em seguida assistirem a uma coadjuvação da Professora Rosa Pereira à  sua colega professora Isabel Costa, na aula de educação física, acompanhando e orientando o aluno André. De tarde puderam ver o Clube de Robótica dinamizado pela professora Patrícia Carvalhais e ainda tiveram tempo para assistir ao workshop de dança e música orientado pela DJ alemã “Abelha Supersónica” com o objetivo de ser apresentado no Festival Comunitário de Artes Cénicas Mondo.

Na quinta-feira tivemos um momento intercultural com a professora Patrícia Prieto, a professora Paula Morais e os seus alunos numa partilha da cultura ibérica. A nossa banda fechou com uma música feita a partir do poema “Correm Turvas as Águas Deste Rio” de Luís de Camões. De tarde um concerto na Escola EB1 da Serpente, para comemorar o Dia Mundial da Criança, com direito a visita ao Centro de Apoio à Aprendizagem orientada pelas professoras Ana Gonçalo e  Carolina Carvalho.

Sexta-feira foi dia de despedidas e a visita à Serra de Negrelos juntou vários jovens, quer da escola, quer do CIS, entre os quais os alunos do projeto Eco escolas, muito bem acompanhados pelas professoras Odete Melo e Ana Cristina Fernandes, para darmos a  conhecer mais um apoio à comunidade: o projeto Serra Mágica onde se pretende substituir o lixo por arte.

E assim passou o tempo… num instante. Dejaron un poco de ellos em Canelas e levaram um pouco de nós para Maiorca e assim passamos a ter “nós” mais fortes.

Hasta la vista

Luís Baião

Rosa Pereira

Leave a Reply

%d bloggers like this: