Agrupamento de Escolas de Canelas

Job shadowing

À conversa com professores húngaros

No âmbito do projeto ERASMUS+, entre os dias 15 e 20 de outubro, estiveram no agrupamento de escolas de Canelas um grupo de professores oriundos da Hungria, da Kossuth Lajos Lutheran Primary school and basic art school.

Nesta mobilidade, inserida na modalidade de Job shadowing, os docentes observaram aulas de diferentes ciclos de ensino, passando pelas Ciências, Línguas, Literatura e Artes. Durante esta partilha foram analisadas diferentes estratégias e dinâmicas, assim como verificadas práticas diferenciadas com vista a fomentar a inclusão.

Este grupo de professores também observou e participou na dinamização de diferentes clubes e projetos, nomeadamente, Clube Eco-escolas, Clube de robótica, Clube das línguas,”Rádio Genial”, Projeto “Linhas de Fuga”. Assistiram à dinamização de atividades em diferentes espaços escolares, como por exemplo, o “Tea reading activity” na biblioteca escolar e Atividades da vida diária na “sala S!Mbiose”.

Foram analisadas diferenças e semelhanças entre os sistemas de ensino Português e Húngaro, focando as mais-valias de cada um.

No último dia desta mobilidade, no estúdio de gravações do espaço InterVisões, os docentes húngaros foram entrevistados por alunos do ensino secundário, tendo sido registado em Podcast o balanço desta experiência. De seguida, na cozinha pedagógica, os alunos do curso profissional de Técnico de

Restaurante/Bar serviram iguarias tradicionais portuguesas, marcando o final desta mobilidade.

Esta experiência revelou-se muito positiva, pois a simpatia, a disponibilidade e o empenho de todos os envolvidos nas diversas atividades possibilitaram experiências de partilha e aprendizagem verdadeiramente enriquecedoras.

A következőhöz! (Até à próxima!)