Agrupamento de Escolas de Canelas

Job shadowing

Job shadowing com escola de Erasmus

Queridos Leitores,

Já há muito tempo que não têm notícias minhas; tenho estado ocupada com novos desafios pedagógicos!

Estou a despedir-me, cheia de saudades, do meu primeiro projeto ERASMUS+, Heal the Sea, que possibilitou aos nossos alunos percorrerem cidades tão próximas, como Lisboa; tão exóticas, como Istambul ou tão enigmáticas, como Palermo. E eles têm brilhado por essa Europa fora, pela educação, boa disposição, cultura geral e pela excelente proficiência em inglês, que lhes permite comunicar fluentemente com os seus colegas estrangeiros.

Sim, caros leitores! Posso afirmar com toda a segurança que a facilidade e qualidade da integração dos nossos alunos em meios escolares tão diversos é diretamente proporcional à qualidade do inglês que exibem. Dou os parabéns aos professores de inglês do nosso Agrupamento pelo excelente trabalho que realizam, agora comprovado em situação real de comunicação.

Já me perdi em devaneios…

Volto à azáfama dos projetos para vos dizer que a minha mais recente aventura escolar é um Job Shadowing com uma escola de Roma. Como resultado da Acreditação concedida ao nosso Agrupamento pela Agência Nacional ERASMUS, fruto do trabalho árduo, criativo e competente dos nossos coordenadores ERASMUS+, temos agora a possibilidade de escolher o tipo de projetos que queremos desenvolver e os parceiros com quem queremos trabalhar – é o Agrupamento de Escolas de Canelas a par com as mais prestigiadas instituições europeias, no que toca à educação!

Neste Job Shadowing, partilhamos conhecimentos e experiências em áreas diversas, mas complementares, como a pedagógica e a administrativa, ou a organização e manutenção do espaço escola.

Na semana de oito a doze de maio, recebemos dois professores italianos e duas assistentes técnicas romanas. Aos nossos convidados foi dada a oportunidade deconhecerem o espaço escolar (físico e educativo), assistirem a aulas e conhecerem o programa de gestão dos dados dos alunos, com algum tempo dedicado à cultura. Aproveito para agradecer aos docentes, coordenadores de projetos, assistentes técnicos e operacionais pela generosidade em partilharem com os colegas italianos as evidências do trabalho empenhado e de qualidade que se realiza neste Agrupamento.

Convido-vos a ouvirem de viva voz, no vídeo que acompanha este texto, o seu testemunho. Segundo os nossos convidados, este Agrupamento tem tudo, «só não tem comparação»! Desculpem-me a banalidade da expressão, mas parece-me que ilustra na perfeição a reação entusiasmada que a nossa Escola lhes causou!

Despeço-me com um breve «até já», pois prometo voltar com mais novidades sobre o impacto que a comunidade educativa de Canelas vai gerando por esse mundo fora!

A Vossa

Lady ERASMUS