Ondjaki, os animais e as palavras

 

Inspirados pela leitura de excertos do escritor angolano Ondjaki, os alunos do 6º C, D, E e do F redigiram pequenos textos descritivos sobre um animal.

 

MACACO: Apenas rouba bananas, mas inteligência não lhe falta. Acredita na arte dos trapezistas, entre lianas e árvores sonha em ser artista. Macacadas, ele faz. O figurino já o tem, pelo castanho e rabo comprido não o quer partilhar com ninguém.

Lara Bastos

CÃO: Tanto pode ser grande ou pequeno, é o melhor amigo do homem. Gosta muito de ir buscar paus, ossos, bolas … dava um excelente apanhador de lixo!

Dinis Sousa

SERPENTE: Neste momento como o mundo está, ela só sabe rastejar. No entanto coloco a questão: ela não anda para rastejar ou rasteja para não andar?

Paulo Santos

ÁGUIA: A águia mora nos céus, voa entre as nuvens e vive sem medo. Dizem que vê lá do alto até as coisas mais pequeninas, as minhocas. Está coberta de penas, é muito ágil e muito bonita.

Luana Duarte

PORCO: Oink-oink vive em competição pela melhor casa, palha, madeira ou tijolo. Mestre da construção, enrola o seu rabo como se fosse uma mola e gosta de queimar a cauda do lobo mau.

Filipe Duarte

GATO: Miau, miau é um animal de casa. Gosta de estragar sofás e arranhar cadeiras. Há cafés com gatos, porque não há cafés com cães? Na China festeja-se o Ano do Gato. Eles costumam ter pelo castanho ou preto, olhos brilhantes e visão noturna. Quem me dera tê-la para assim virar Brunoturno da Marvel!

Bruno Fonseca

CABRA: Vive nos campos e come muita erva verdejante. Quem me dera poder comprá-la para comer toda a erva do meu quintal!

Rubim Gomes

RATO: É pequeno e desajeitado. É um cozinheiro muito famoso num filme, apesar de ser muito distraído. Gosta de queijo e vive em tocas, sorrateiramente sai e rouba as migalhas do chão deixadas pelas pessoas.

Beatriz Domingues

CÃO: É utilizado para fazer filmes e desenhos animados. É fofo, come ração, mas adora comer outras coisas que não deve. Precisa de muita atenção e gosta de ter um amigo para brincar.

Daniela Ribeiro

CAVALO: Vive de corridas nos prados com os seus amigos. Exibe a sua deslumbrante crina e o seu belo relinchar. Come muito feno e por vezes a cor avermelhada da maçã tira-lhe a fome. Participa em várias competições. Só os melhores ganham a linda e dourada medalha. Alguns não escapam à investida do touro.

Maria Amaro

RENA: Com o nariz vermelho vai empurrando o trenó para os presentes entregar. Tem umas lindas hastes, pois gosta de chamar a atenção e com o seu falar todos se vão encantar.

Inês Domingues

MOCHO: Ele adora voar durante a noite. Alimenta-se de vários insetos e roedores. Participa em desenhos animados, representando a sabedoria e a educação.

Verónica Martins

ELEFANTE: Vive na selva. É enorme e cinzento como as cinzas do carvão e pode estar em vias de extinção.

Luciano Silva

LOBO: Mamífero e carnívoro. Quando anda em grupo forma uma alcateia. É peludo e está associado à lua cheia. Faz parte de muitas histórias infantis como o mau da fita!

João Silva

TUBARÃO: Vive nas águas profundas. Temido por todos, é reconhecido pelo seu tamanho e pela sua agressividade. Gosta de fazer festas de mergulho rodeado de barcos e de praias.

David Vieira

GATO: Pode viver na rua ou em casa. Ele só quer carinho e comida. De várias raças, ele pode ser. É um animal fofo, podendo ser o nosso melhor amigo.        

Beatriz Gonçalves

Rato: Vive em locais que têm queijo, tem medo de ratoeiras, mas se o queijo lá estiver, é fácil de enganar! Mete medo a quase toda a gente. Apesar de ser pequeno, é bem inteligente. Vocês acreditam que até houve um rato que aprendeu a cozinhar?

Sara Salgueiro

Gato: Animal antigo, integra várias lendas de África (túmulos, múmias, faraós…). Tanto tem de selvagem e caçador, inimigo de ratos e peixes, como de animal doméstico e brincalhão! É o melhor amigo do homem, como o cão. 

Mariana Moura

Leão: Rei maravilhoso, ou será mais vaidoso? O leão está sempre a dormir, não admira ter deixado o veado fugir. O leão tem uma enorme juba de frente e, de trás, nota-se que a barba nunca faz.

Pedro Monteiro

Peixe: Vive em alto mar e gosta de se aventurar, pois sem máscara anda a nadar e sempre sem se afogar, das canas de pesca tenta escapar.

Leonor Silveira

Cão: O melhor amigo do homem. Nunca abandona o dono e anda sempre às turras com um animal domesticado muito preguiçoso!

Lara Oliveira

Tartaruga: A vitória conquistou quando a lebre ultrapassou, com pernas curtas e uma grande inteligência demonstrou.

Beatriz Duro

Gato preto: Muitas histórias giram em torno deste felino. Acredita-se que ter um gato preto em casa, é sinónimo de sorte. Pelo contrário, se formos pela rua e ele se atravessar no nosso caminho, traz consigo o azar e infortúnio.

Henrique Silva

Papagaio: É um animal muito colorido e muito brincalhão. Está sempre a cantar com muita animação.

Sofia Silva

Rato: Partilha a casa com os humanos e adora queijo. Aparece na televisão várias vezes e só passa doenças porque não pode ir ao médico. O seu único divertimento é assustar as pessoas. O seu arqui-inimigo é o gato.

Martim Cunha

Elefante: É o maior! Tendo bastante graça, cumprimenta-nos com o seu nariz. Sendo bastante cuidadoso, adora banhos de lama!

Alexandra Piskunova

Cão: É o amigo do homem, anda fora e dentro da sua casota. Feliz ele é, brincadeiras ele tem.

Juliana Campos

Cegonha: É uma ave elegante. Nas histórias, diz a tradição que ela leva os bebés à sua família. É um animal mágico, encantador e inteligente. A cor branca das suas penas simboliza a paz.

Eleonor Gonçalves

Chita: A chita é como o carro, tem a cauda como volante e é a sua própria comandante! Como nos barcos é a navegante e nas corridas é participante!

Diogo Marques

Coruja: Anda de noite e dorme de dia. Coruja é sinal de muita sabedoria. Com os seus grandes olhos, vê tudo ao seu redor, mas as suas presas vão ter muito terror.

Fátima Dias

Canguru: Tem filhos para criar, sempre a saltitar por um lugar, um lugar… e reza para não ficar em vias de extinção!

Maria Oliveira

Gato: Gato é sorrateiro, corre e salta sem ser ouvido. Dorme de dia, fica de guarda à noite. É inteligente e traiçoeiro! Nunca se sabe o que vai fazer de seguida!

Mariana Moreira

Cão: Vive sempre à beira do homem. É um companheiro para todos os dias. Existem cães que, para além de serem amigos do homem, fazem várias tarefas: como guiar cegos, puxar trenós, auxiliar a polícia, encontrando objetos. Os cães, às vezes, parecem humanos.

Beatriz Campos

Coruja: Vive na floresta escura. De dia dorme e de noite está acordada e canta: HU,HU,HU,HU. Vê de noite no escuro e alimenta-se de insetos e roedores. Não gosta de barulho à sua volta. Tem uns olhos brilhantes mas ainda não entendo: como ela não se magoa no pescoço, ao virá-lo completamente?

Beatriz Silva

Cão: os cães só ladram, talvez por isso se diz que “ cão com gato não se dá”. Por outro lado, são bons companheiros e bons protetores! Sem dúvida é o melhor amigo do homem.

Catarina Teixeira