A importância da Ecologia

É pertinente preservar o nosso planeta, melhorando o meio-ambiente. A Terra está doente, devido à ação do homem. Este, nos dois últimos séculos, tem explorado de forma selvagem os recursos naturais: água, florestas, rios, mares…, modificando os climas, provocando a subida de temperaturas com consequências graves, como a subida do nível do mar devido à diminuição dos glaciares.

Como alunos, é importante estarmos informados sobre o que é o meio-ambiente, a ecologia e o projeto Eco-Escolas para podermos atuar. Aqui no nosso Agrupamento temos o privilégio de ter o projeto Eco-Escolas. Com este podemos e devemos mudar os nossos hábitos diários. Dentro da sala de aula devemos separar os papéis, os plásticos e trazer de casa as rolhas de cortiça, as tampinhas e as pilhas. Como alunos, devemos informas/alertar as nossas famílias, amigos para contribuírem na mudança dos nossos hábitos diários, visando uma melhor reciclagem

Para concluir, como cidadãos temos de estar informados, interessados e contribuir com a nossa prática. Não podemos esquecer:

Quanto melhor for a informação, melhor será a nossa atuação.

Texto coletivo do 6ºD

Na minha opinião, acho muito importante que as escolas se preocupem com a ecologia, porque o nosso planeta está a ficar moribundo,  devido ao aquecimento global elevado, ao ar poluído e aos resíduos tóxicos. Esses são alguns dos principais sintomas da doença do nosso planeta. Penso que as notícias constantes sobre as ameaças ao ambiente não são levadas a sério pela maior parte das pessoas, porque desde que não afete a vida delas não lhes interessa.

Em primeiro lugar a poluição está em todo o lado e prejudica a nossa vida.  Em segundo lugar onde nós viveríamos se a terra se tornasse inabitável?

Deste modo,  acho que é importante haver projetos para proteger o ambiente como o Eco-Escolas que recolhem e separam o plástico, o papel, as tampinhas e as rolhas… Os alunos mais velhos são ”repórteres do ambiente” e fazem reportagens interessantíssimas sobre as florestas autóctones, as praias livres de plástico, sempre com o objetivo de alertar para estes problemas.

Finalizo, consciente que pequenos gestos por parte de todos, contribuem para um planeta mais limpo.

Pedro Monteiro, 6ºC

O Dia da Árvore realiza-se a 21 de março. O projeto Eco-Escolas apoia várias causas ecológicas e incentiva inúmeras escolas a fazer o mesmo. Por isso, celebrar o Dia da Árvore semeando, em diversas escolas diferentes espécies de árvores é muito significativo. A meu ver esta causa deve ser apoiada, pois as árvores beneficiam os seres vivos em vários aspetos como por exemplo:

• Produzem oxigénio, por meio da fotossíntese;
  • Ajudam a diminuir a temperatura;
  • Evitam a erosão e melhoram a humidade do ar;
  • São habitat de muitos animais;
  • Concedem alimento para grande parte dos seres vivos, inclusive o homem;
  • Fornecem sombra para os nossos momentos de descanso e de outros animais;
  • Oferecem-nos madeira para a construção de móveis e de casas;
  • Apresentam compostos que podem ser usados na indústria farmacêutica para a produção de medicamentos;
  • São responsáveis por um toque de beleza nas paisagens naturais e até mesmo nas cidades…

Concluindo, as árvores e a natureza são fundamentais para a vida e devemos ajudar a preservá-las, para que as próximas gerações possam viver num mundo tão maravilhoso quanto o nosso. Por isso, devemos apoiar o projeto Eco-Escolas e as suas diversas causas.

Beatriz Duro, 6ºC