Enquanto estrutura pedagógica, as bibliotecas do nosso agrupamento têm por missão apoiar o processo de ensino e aprendizagem, promover a leitura, a literacia da informação e o gosto pela frequência de bibliotecas ao longo da vida, a fim de formar pensadores críticos, cidadãos responsáveis, utilizadores efectivos da informação, com capacidades de aprendizagem autónoma ao longo da vida, numa busca constante da excelência dos serviços e recursos que oferece. Para isso disponibiliza para toda a comunidade escolar e educativa acesso físico e virtual à informação e a um conjunto de serviços, com base na igualdade e liberdade de acesso.
Pretendemos ser bibliotecas de referência na Rede de Bibliotecas Escolares, aberta às orientações concelhias, nacionais e internacionais e à colaboração em rede, numa busca contínua da excelência dos serviços e da coleção, acessíveis equitativa e livremente, potenciando os valores e o perfil do aluno expressos no Projecto Educativo da Escola.
Bibliotecas
As Bibliotecas Escolares são um núcleo de organização pedagógica do agrupamento e devem ser entendidas como um centro de recursos vocacionado para as atividades culturais e para a informação, destinado, prioritariamente, aos alunos, docentes e funcionários do Agrupamento de Escolas de Canelas e, em condições específicas, a outros elementos da comunidade.
OBJETIVOS
1. Apoiar e promover os objetivos educativos definidos de acordo com a missão, as finalidades e o curriculum da Escola.
2. Desenvolver a literacia, estimulando na comunidade escolar o prazer de ler e de utilizar bibliotecas ao longo da vida, promovendo o interesse pela cultura regional, nacional e universal.
3. Desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação.
4. Providenciar acesso aos recursos locais, regionais, nacionais e globais que permita confrontar os alunos com opiniões e ideias diferentes das suas.
5. Organizar atividades que favoreçam a consciencialização para questões de ordem social e cultural diversificadas.
6. Apoiar os professores na planificação e diversificação das atividades de ensino, nomeadamente através do recurso às novas tecnologias.
7. Promover os recursos e serviços das bibliotecas junto da comunidade escolar e fora dela.
8. Proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais viva e mais agradável, que possa coadjuvar no sucesso escolar.
9. Apoiar os professores na planificação e diversificação das atividades de ensino e situações de aprendizagem, nomeadamente, através do recurso às novas tecnologias.
10. Associar a leitura de livros e a frequência de bibliotecas à ocupação lúdica de tempos livres.
11. Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância;
12. Apoiar a educação individual e a autoformação, assim como a educação formal a todos os níveis;
13. Oferecer possibilidades de um criativo desenvolvimento pessoal;
14. Estimular a imaginação e criatividade das crianças e jovens;
15. Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas;
16. Facilitar o acesso às diferentes formas de expressão cultural das manifestações artísticas;
17. Fomentar o diálogo intercultural e, em especial, a diversidade cultural;
18. Apoiar a tradição oral;
19. Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação à comunidade;
20. Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse;
21. Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática.
Manifesto da UNESCO sobre as Bibliotecas Escolares, [Lisboa]: Ministério da Educação, 2000