As bibliotecas escolares do agrupamento disponibilizam uma variedade de serviços para atender às necessidades dos alunos, profissionais da educação que trabalham na escola e elementos da comunidade educativa.
Consulta/utilização presencial
Todos os documentos se encontram disponíveis para consulta, em livre acesso. Também estão disponíveis auriculares, tablets e jogos mediante requisição no balcão.
- Após consulta, os documentos impressos devem ser colocados no local próprio disponível para o efeito.
- Auriculares, DVD’s, tablets, jogos e documentos multimédia devem ser devolvidos no balcão de atendimento.
Empréstimo domiciliário
É facultado a cada utilizador, individualmente, o empréstimo de documentos, mediante a apresentação de cartão de identificação, sendo proibido ceder a terceiros as obras requisitadas.
- São requisitáveis para leitura domiciliária todos os documentos impressos (livros, periódicos, manuais e dicionários) exceto livros de valor.
- Todos os documentos são pesquisáveis no catálogo.
- O empréstimo é efetuado no balcão de atendimento, pelos colaboradores da BE, no programa informático ou outro registo destinado a esse fim.
- Pode ser requisitado um documento por utilizador.
- No caso de perda ou dano do documento requisitado, o utilizador é responsável pela restituição do mesmo em bom estado ou novo ou do seu valor de mercado. No caso de o utilizador ser menor, o responsável é o seu representante legal.
- Enquanto o documento não for restituído, o utilizador ficará impedido de efetuar novas requisições.
- Os utilizadores deverão cumprir os prazos estabelecidos para a devolução dos documentos (10 dias úteis).
- O material audiovisual só é requisitável pelo pessoal docente e não docente, pelo prazo de 7 dias, mediante autorização do coordenador da biblioteca.
Empréstimo para sala de aula
Todos os documentos impressos (livros e periódicos), bem como equipamentos (tablets) podem ser requisitados para sala de aula, por alunos e professores.
- A requisição de kits de livros e dicionários pode ser feita pelo docente, preferencialmente com um dia de antecedência, ficando os documentos sob sua responsabilidade.
- A requisição de tablets e DVD’s apenas pode ser feita por professores.
- A devolução dos documentos deve ocorrer no final do tempo letivo a que se destinam.
Utilização de computador ou tablets
Os computadores e tablets podem ser utilizados para a realização de trabalhos escolares ou para outras atividades devidamente autorizadas.
- É permitida apenas a presença de dois utilizadores por computador.
- As configurações dos computadores e dos tablets não poderão ser alteradas.
- A instalação de software que não pertença à BE deve ser solicitada ao professor bibliotecário, que decidirá da sua pertinência.
Apoio e orientação no estudo e trabalhos escolares
Os professores da equipa da BE prestam apoio aos alunos no estudo e na elaboração de trabalhos escolares.
Visualização de filmes e documentários
Os documentos multimédia (filmes e documentários) são requisitáveis para leitura presencial individual ou em pequeno grupo.
- Os utilizadores da BE acedem ao acervo dos documentos multimédia através de caixas identificativas, que se encontram vazias em estante própria.
- A leitura (visionamento/audição) dos documentos multimédia será feita de modo a permitir o silêncio indispensável à realização simultânea de outras atividades, e está condicionada à disponibilidade desses recursos.
- Em caso algum a utilização da aparelhagem TV, vídeo/áudio poderá interferir com o silêncio necessário ao bom funcionamento das outras áreas da BE.
- Só será permitido o visionamento de vídeos não pertencentes à escola com autorização expressa do professor bibliotecário.
- Os DVD’s existentes podem ser pesquisados no catálogoatravés do “Título” e “Realizador”.