Perguntas frequentes


1 – Como funciona o serviço de atendimento à comunidade educativa? 

O serviço de Biblioteca Escolar funciona nas duas bibliotecas do Agrupamento presencialmente e através de um horário de atendimento, em linha, das 8h15 às 17:35h, na BE da EBS de Canelas, destinado ao apoio de alunos e docentes. 

​              Contacta-nos por email:

          BIBLIOTECA DA EBS CANELAS: biblioteca@agrcanelas.edu.pt

          BIBLIOTECA DA EB1/JI ALQUEBRE: bibliotecaalquebre@agrcanelas.edu.pt

2 – Que tipo de apoio é disponibilizado pela Biblioteca?

A biblioteca escolar apoia o funcionamento das atividades curriculares e formativas: 

– promovendo o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media; 

– disponibilizando recursos e ferramentas de apoio às atividades letivas; 

– facultando formação e apoio na utilização de recursos e ferramentas digitais; 

– orientando a pesquisa de informação e a seleção de recursos; 

– auxiliando a realização de atividades livres em articulação com os docentes e as famílias.

3 – Qualquer pessoa pode requisitar livros nas BE? 

Os livros existentes nas BE, destinados a empréstimo domiciliário, apenas podem ser requisitados pela comunidade educativa.

 

4- Para saber os recursos documentais que as Bibliotecas Escolares do Agrupamento têm, tenho que me deslocar à escola? 

Não. O catálogo está disponível online e pode ser consultado de qualquer lugar onde exista ligação à internet.

 

5 – Posso tirar fotocópias ou imprimir na Biblioteca?

Não, para isso deves dirigir-te à reprografia, ou pedir ajuda ao teu professor titular, no caso do 1º ciclo.

 

6 – Posso apresentar propostas de aquisições ou outras sugestões?

Sim, através do email da tua Biblioteca ou preenchendo o formulário existente para o efeito.    

 

7- Posso requisitar qualquer tipo de documento?

Não, apenas os que estão disponíveis para esse efeito. No entanto, presencialmente ou na sala de aula, podes ter acesso a todo o fundo documental existente.

 

8- Preciso de apoio para fazer um trabalho. A Biblioteca pode ajudar?

Sim. Além da disponibilização de recursos e informação, terás o apoio direto do professor bibliotecário ou outro responsável que se encontre no espaço.

 

9 – Como devolver os recursos da Biblioteca?

De acordo com o regimento interno das Bibliotecas, poderás requisitar por 10 dias úteis, renováveis ou pelo período de tempo combinado com o teu professor titular, no caso do 1º ciclo.
Para renovares a tua requisição, basta informares o teu professor bibliotecário.
A entrega dos recursos far-se-á no mesmo local do seu levantamento.

 

10 – Posso estar na Biblioteca nos intervalos ou quando um professor falta?

Podes.  Entre outras atividades, podes realizar trabalhos de casa, ler, utilizar o comutador, fazer pesquisas, ver filmes… Não são permitidos jogos

 

11 – Não encontro nestas FAQ a resposta à minha dúvida. Como fazer?

As Bibliotecas disponibilizam um formulário que podes preencher e submeter. 

Podes sempre utilizar o Chat do blog ou utilizar o email das bibliotecas acima referidos.