1 – Como funciona o serviço de atendimento à comunidade educativa?
O serviço de Biblioteca Escolar funciona nas duas bibliotecas do Agrupamento presencialmente e através de um horário de atendimento, em linha, das 8h15 às 17:35h, na BE da EBS de Canelas, destinado ao apoio de alunos e docentes.
Contacta-nos por email:
BIBLIOTECA DA EBS CANELAS: biblioteca@agrcanelas.edu.pt
BIBLIOTECA DA EB1/JI ALQUEBRE: bibliotecaalquebre@agrcanelas.edu.pt
2 – Que tipo de apoio é disponibilizado pela Biblioteca?
A biblioteca escolar apoia o funcionamento das atividades curriculares e formativas:
– promovendo o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media;
– disponibilizando recursos e ferramentas de apoio às atividades letivas;
– facultando formação e apoio na utilização de recursos e ferramentas digitais;
– orientando a pesquisa de informação e a seleção de recursos;
– auxiliando a realização de atividades livres em articulação com os docentes e as famílias.
3 – Qualquer pessoa pode requisitar livros nas BE?
Os livros existentes nas BE, destinados a empréstimo domiciliário, apenas podem ser requisitados pela comunidade educativa.
4- Para saber os recursos documentais que as Bibliotecas Escolares do Agrupamento têm, tenho que me deslocar à escola?
Não. O catálogo está disponível online e pode ser consultado de qualquer lugar onde exista ligação à internet.
5 – Posso tirar fotocópias ou imprimir na Biblioteca?
Não, para isso deves dirigir-te à reprografia, ou pedir ajuda ao teu professor titular, no caso do 1º ciclo.
6 – Posso apresentar propostas de aquisições ou outras sugestões?
Sim, através do email da tua Biblioteca ou preenchendo o formulário existente para o efeito.
7- Posso requisitar qualquer tipo de documento?
Não, apenas os que estão disponíveis para esse efeito. No entanto, presencialmente ou na sala de aula, podes ter acesso a todo o fundo documental existente.
8- Preciso de apoio para fazer um trabalho. A Biblioteca pode ajudar?
Sim. Além da disponibilização de recursos e informação, terás o apoio direto do professor bibliotecário ou outro responsável que se encontre no espaço.
9 – Como devolver os recursos da Biblioteca?
De acordo com o regimento interno das Bibliotecas, poderás requisitar por 10 dias úteis, renováveis ou pelo período de tempo combinado com o teu professor titular, no caso do 1º ciclo.
Para renovares a tua requisição, basta informares o teu professor bibliotecário.
A entrega dos recursos far-se-á no mesmo local do seu levantamento.
10 – Posso estar na Biblioteca nos intervalos ou quando um professor falta?
Podes. Entre outras atividades, podes realizar trabalhos de casa, ler, utilizar o comutador, fazer pesquisas, ver filmes… Não são permitidos jogos
11 – Não encontro nestas FAQ a resposta à minha dúvida. Como fazer?
As Bibliotecas disponibilizam um formulário que podes preencher e submeter.
Podes sempre utilizar o Chat do blog ou utilizar o email das bibliotecas acima referidos.