Agrupamento de Escolas de Canelas

Job shadowing

Mobilidade Erasmus: Job shadowing em Alcorisa promove a inovação e o desenvolvimento comunitário

De 16 a 22 de abril,  três professores do nosso agrupamento tiveram a oportunidade de participar num programa de Mobilidade Erasmus em Alcorisa, Espanha. O objetivo do programa era compartilhar as melhores práticas em educação através do jobshadowing, na escola bilíngüe El Justicia de Aragón. A experiência foi enriquecedora e cumpriu os objetivos principais de observar diferentes abordagens de ensino, utilizando métodos de ensino inovadores, centrados no aluno e também de promover o desenvolvimento profissional contínuo.

Observando diferentes abordagens de Ensino

A escola El Justicia de Aragón recebeu de braços abertos os professores portugueses, mostrando-lhes o campus e partilhando muitos dos costumes e tradições que fazem parte da vida da comunidade. Ficou claro que a escola desempenha um papel importante na comunidade e que todos trabalham juntos para garantir que as crianças recebam a melhor educação, promovendo assim o bem-estar da população e combatendo o despovoamento e desertificação do interior do país.

Desenvolvendo Métodos de Ensino Inovadores

Ao longo da semana, os professores portugueses tiveram oportunidade de participar em diversas atividades educativas e culturais. Ficaram impressionados com a paixão e dedicação dos professores e alunos, bem como com o trabalho colaborativo entre todos. Foi também  notável o espírito de cooperação e amizade entre todos os envolvidos na escola.

Tal como em Portugal, existem nas cidades circundantes, escolas com turmas do 1º/2º ciclos com poucos alunos. Para combater a dessocialização reúnem-se no CRIET (Centro Rural de Inovação Educativa de Teruel – https://crietalcorisa.catedu.es/). O centro é frequentado por alunos das escolas rurais de Aragão, em grupos de no máximo 50, durante uma semana, 3 vezes por ano. Ao longo dessa semana realizam diversas atividades educativas, dando especial importância à convivência e à formação integral, através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (AbP).

Os professores portugueses visitaram também o Centro de Profesorado de Alcorisa, um centro de formação que serve todos os docentes aragoneses, e puderam ver as diferentes atividades formativas que desenvolvem.

A escola trabalha as emoções e sentimentos desde tenra idade, o que ajuda as crianças a desenvolver a autoconsciência e as habilidades de comunicação. Os professores também, desde muito cedo,  promovem o desenvolvimento da autonomia das crianças, usando trabalhos em grupo, jogos didáticos, tablets e tarefas com objetivos definidos para atingir esse objetivo. A escola utiliza várias técnicas para recompensar o comportamento positivo, como Dojo, pontos, berlindes e cartas, que resultam em melhor desempenho académico.

Promover o Desenvolvimento Profissional Contínuo

A escola também utiliza a  aprendizagem baseada em  projetos, variando do simples ao complexo, e incentiva os alunos a participar em concursos individuais e/ou coletivos. Na rádio da escola, os alunos gravam pequenos podcasts que são transmitidos na estação de rádio local. A colaboração com a biblioteca municipal é também parte integrante da missão da escola, tornando a leitura uma rotina diária para as crianças desde tenra idade. Como pequena curiosidade, a Câmara Municipal oferece inscrição gratuita na Biblioteca Municipal a recém-nascidos. O bibliotecário também desenvolve atividades envolvendo escolas, centro de dia, alunos da terceira idade e pessoas com necessidades especiais.

Os três professores portugueses puderam alargar os seus conhecimentos sobre diferentes metodologias de ensino, melhorar as suas competências na língua inglesa e obter uma maior compreensão das práticas, políticas e sistema educativo de Espanha. Tiveram também novos insights sobre desenvolvimento sustentável e promoção da diversidade social e cultural.

Conclusão

O programa Erasmus Mobility foi um sucesso retumbante na consecução dos seus objetivos de promover a inovação e o desenvolvimento comunitário através da educação. Os três professores portugueses regressaram às suas aulas com um sentido de propósito renovado e inspirados a incorporar algumas das técnicas que observaram durante a sua passagem por Alcorisa. O programa destacou a importância da cooperação internacional e do intercâmbio de melhores práticas em educação, bem como a importância de promover um senso de comunidade e diversidade cultural na sala de aula.

DdT20230531-Erasmus Portugal Finlandia