Atividades

As atividades planeadas têm como ponto de partida o diagnóstico realizado a nível das necessidades do agrupamento,
através fundamentalmente dos resultados do inquérito/trabalho do grupo de avaliação interna, bem como os
constrangimentos identificados no projeto educativo e as reflexões realizadas a nível de departamento e grupo
disciplinar. Nesse sentido, considera-se prioritário o desenvolvimento das competências do pessoal docente, que
permitam trabalhar de forma colaborativa na prática letiva, na implementação de projetos e no investimento em
metodologias e estratégias motivadoras, mais centradas no aluno e que vão ao encontro das exigências da escola do
século XXI.
É importante que o pessoal docente selecionado para frequentar as atividades de mobilidade esteja consciente desta
necessidade de intervenção, manifestem interesse pelas temáticas abordadas, se comprometam a partilhar os
conhecimentos adquiridos na formação e implementem novas metodologias na sua prática letiva.
A metodologia levada a cabo para selecionar as atividades de mobilidade e os respetivos participantes foi a seguinte:
1. Diagnóstico. A equipa de gestão do projeto realizou um levantamento das necessidades do agrupamento a nível de
internacionalização.
2. Identificação de parceiros/ entidades de acolhimento. Foram identificadas as escolas parceiras tendo em conta os
seus pontos fortes e o contributo que podem dar ao projeto. Simultaneamente, procedeu-se a uma pesquisa exaustiva,
utilizando a School Education Gateway, de modo a identificar possíveis parceiros para realizar os cursos estruturados
de acordo com as necessidades identificadas previamente.
3. Divulgação do projeto junto da comunidade escolar. Procedeu-se à divulgação desta iniciativa e do conteúdo da
candidatura em reuniões de conselho pedagógico, departamento e grupo disciplinar.
4. Manifestação de interesse por parte dos participantes. Aquando da realização do inquérito para apuramento das
necessidades, os participantes foram convidados a manifestar a sua vontade em participar nas atividades de
mobilidade.
5. Processo de seleção dos participantes: será criada uma equipa onde estarão presentes elementos da equipa de
gestão do projeto, elementos da direção e coordenadores de estruturas intermédias para proceder à seleção dos
participantes. Os critérios gerais de seleção são os seguintes: – motivação; objetivos para a mobilidade; – anos de
permanência na escola; – formação contínua frequentada; – área disciplinar (representatividade de vários grupos
disciplinares, escolas/ ciclos de ensino); – domínio das línguas estrangeiras; – apresentação de um plano com atividades
de preparação (por exemplo, linguística ou a requerida pelas entidades de acolhimento), iniciativas para disseminar a
experiência após o regresso e estratégias para a implementar na prática letiva e não letiva.
6. Lista de selecionados: a lista de selecionados será divulgada e partilhada no placar de informações do agrupamento e
no respetivo website.