Seminário Erasmus de partilha de boas práticas

No passado dia 21 de dezembro de 2022, no pequeno auditório da Escola Básica e Secundária de Canelas, realizou-se um seminário de partilha de boas práticas referente ao projeto Erasmus KA101 “Novas práticas, melhores aprendizagens”.
Este seminário, aberto a todas as escolas de Vila Nova de Gaia, teve como propósito a disseminação por parte das equipas de docentes participantes em mobilidades (cursos estruturados e job shadowing) das experiências pedagógicas e do enriquecimento profissional que as mesmas lhes proporcionaram. Foram ainda apresentados exemplos da implementação de novas estratégias de aprendizagem decorrentes das mobilidades efetuadas pelos docentes, aplicadas em contexto de sala de aula.

Este seminário revelou-se muito enriquecedor, possibilitando aos cerca de 60 participantes o conhecimento de experiências, metodologias e práticas de aprendizagem muito valiosas para a respetiva componente profissional.
No âmbito das participações na mobilidade de job shadowing, foram focadas as seguintes temáticas: «O ensino pela música e pelas artes com recurso a metodologias integradas e baseadas em projetos» (escola de Toulouse); «Projeto CLIL como abordagem inovadora no campo da aprendizagem entre a disciplina de Inglês e as restantes» (escola de Córdoba) e «Metodologia Montessori, que promove o desenvolvimento da vida da criança, de forma integral e profunda» (escola de Estocolmo).

No que concerne às mobilidades de cursos estruturados, as intervenções abordaram os seguintes temas: «Soluções de gestão de sala de aula, novas metodologias, motivação, cooperação e avaliação» (Itália); «Compreender e apreciar a arte na sala de aula e para além dela» (Espanha); «Criatividade em sala de aula e diferentes formas de a desenvolver: visão pedagógica assente no desenvolvimento dos ‘4 Cs’ que a educação para o século XXI privilegia: Criatividade, pensamento Crítico, Colaboração e Comunicação» (Croácia); «Educação inclusiva: metodologias ativas e cooperativas, realce para a gestão de conflitos, a comunicação não violenta, a criação de um clima escolar positivo, e, ainda, a gestão cooperativa e transversal do currículo» (Chéquia); «Educação para o bem estar e o desenvolvimento de competências de vida, educação positiva, técnicas de mindfulness (França)»; «Planear e ensinar de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável promovidos pela ONU» (Itália).

Em suma, o projeto proporciona um novo paradigma educativo, permitindo já aferir uma mudança estratégica e metodológica, assente em práticas colaborativas e de experiências enriquecedoras.

Curso “Educação Inclusiva”

No âmbito da experiência Erasmus+, a professora Julieta Oliveira e a psicóloga Lúcia Neves frequentaram, no International Training Center, em Praga, o curso “Educação Inclusiva”, no período compreendido entre 31 de outubro e 4 de novembro de 2022. Este curso permitiu reforçar a importância do espaço sala de aula, e do professor como protagonista, na transformação desse espaço, promovendo ambientes de aprendizagem na escola mais inclusivos. Entre os temas abordados, através de metologias ativas e cooperativas, realce para a gestão de conflitos, a comunicação não violenta, a criação de um clima escolar positivo,  e, ainda, a gestão cooperativa e transversal do currículo.

Mobilidade Barcelona | Active Art: Understanding and Enjoying Art in the Classroom and Beyond

Durante os primeiros 7 dias do mês de maio duas professoras de Artes do nosso agrupamento encontraram-se em Barcelona a frequentar, no âmbito do programa Erasmus KA1 -“Novas práticas, melhores aprendizagens”, o curso “ Active Art: Understanding and Enjoying Art in the Classroom and Beyond”.

Este curso foi lecionado por duas formadoras, Judithe Inglavava e Sónia Sola Gill, com formação em Artes e Em psicologia.

As participantes aprofundaram conhecimentos na área da arte e da criatividade em  diferentes contextos no sentido de potencializar o processo criativo dos seus alunos.

Tiveram também oportunidade de percorrer novos caminhos e de desenvolver métodos letivos em que  a teoria e a prática se conjugam no desenvolvimento de todo o processo de trabalho, facilitando a expressão criativa individual.

Para além das aprendizagens efetuadas a nível do programa do curso, foram também extremamente enriquecedoras as partilhas realizadas com as outras participantes que provinham de países tão diversificados como:  Finlândia , Polónia, Hungria, Eslováquia ,Suécia e Elovénia.

Este curso teve a mais-valia de se realizar numa cidade onde a arte é uma presença constante.  Assim muitas das atividades desenvolveram-se no espaço museológico , na presença de obras de autores como Picasso, Miró ou Tápies.

Houve ainda lugar para trabalho autónomo de fotografia por essa cidade onde o modernismo Catalão  espreita a cada olhar. Gaudi  é uma presença incontornável  com a Sagrada Família , a Casa Bateló,  a Pedreira  e outras construções onde se nota a sua mão criadora.

Este foi um momento de partilha entre as duas participantes que ao visitarem a cidade se enriqueceram a nível cultural e cuja vontade de transmitir os saberem apreendidos cresceu de dia para dia no entusiasmo do contacto com tantas obras de arte , quer a nível da pintura, da escultura ou  da arquitetura.

A partilha com os seus pares é agora o objetivo que as move. Utilizar a arte como um facilitador de aprendizagens transversal às diferentes áreas do conhecimento.

Professoras participantes:

Alice Loureiro

Armanda Oliveira