Categorias
Erasmus KA1 Job shadowing

Job Shadowing em Volos, Grécia

Demos início às mobilidades previstas no projeto KA1, intitulado “Novas práticas, melhores aprendizagens” com uma atividade de Job Shadowing, realizada na escola 4th Gymnasium em Volos, Grécia, de 4 a 8 de outubro de 2021.

Os docentes, Augusto Oliveira, Filomena Fernandes e Gracinda Machado foram recebidos num clima de grande hospitalidade pela equipa diretiva e integrados num grupo de trabalho preparado para nos apresentar as boas práticas existentes na escola e a programação das atividades previstas.

No decurso deste Job Shadowing, os participantes adquiriram diversas competências, através da participação em aulas com recurso a plataformas e ferramentas digitais, discutindo novas metodologias e abordagens diferenciadas com vista a um maior sucesso no processo de ensino- aprendizagem. Os docentes tiveram ainda a oportunidade de se familiarizarem com o sistema educativo grego por intermédio de uma reflexão partilhada com o diretor e respetiva equipa diretiva da escola. Procedeu-se a uma análise entre os sistemas educativos grego e português, identificando-se pontos comuns e divergentes.

Nas sucessivas reuniões com as equipas de docentes, tivemos a oportunidade de conhecer as plataformas criadas pela escola para comunicação com alunos e famílias durante o período do confinamento, suportadas no “know-how” que a escola já possuía. Foi-nos também prestada formação sobre “Class Toolkit”, “Classdojo”, “Voicethread” e “Cosketch”.

Tivemos, ainda, oportunidade de dar a conhecer a história de Portugal e da cidade do Porto a alunos do 3.º ciclo de escolaridade. Estas aulas foram acordadas previamente com a direção e a equipa Erasmus, decorrendo em diferentes turmas. Traduziram-se em momentos de grande interação e de interesse dos alunos sobre Portugal.

Salienta-se, ainda, a partilha e o convívio com os colegas gregos que ao longo deste Job Shadowing se mostraram muito disponíveis, colaborativos e amáveis.

Por fim, não podemos deixar de referir a oportunidade que nos foi dada de conhecer a cultura grega, destacando-se a memorável visita ao Museu Arqueológico de Delfos, local do oráculo e coração do mundo grego clássico.

 

 

Categorias
Erasmus KA1

Formação “Desenvolvimento de fluência para interação social”

Devido aos desafios que se colocam nos novos contextos educativos e espaço escolar, nomeadamente no que respeita à participação em Projetos de Erasmus, os docentes do nosso Agrupamento têm sentido, cada vez mais, a necessidade de uma atualização de conhecimentos na língua inglesa.

Nesse sentido, realizou-se no final do ano letivo transato uma ação de formação acreditada, de 25h, onde participaram professores de vários ciclos e áreas de estudo.

A ação, que assumiu um caráter teórico-prático, teve como objetivo a aquisição, por parte dos formandos, de competências em língua inglesa que lhes permitissem apreender conceitos básicos e aplicar conhecimentos, utilizando instrumentos adequados ao exercício de uma comunicação básica eficaz.

Esta formação teve ainda como finalidade capacitar, ainda mais, na fluência de inglês,

os docentes participantes nas mobilidades Erasmus que se aproximam.

 

Categorias
Formação interna

Formação eTwinning

A formação eTwinning / ITC – da plataforma ao desenvolvimento de um projeto já arrancou com Várias sessões, no m~es de março e abril, dedicadas à discussão de metodologias educativas inovadoras e ao enquadramento do eTwinning enquanto plataforma educativa para os profissionais da educação.

Frequentam a formação quinze docentes do Agrupamento de Escolas de Canelas, que veem nesta oportunidade formativa uma via para o desenvolvimento da sua capacitação digital e para o incremento das literacias digitais e da informação na sua prática profissional.

Deixa-se aqui uma nuvem de palavras resultante da inquirição sobre o que cada um dos formandos entendia ser o eTwinning.

Categorias
Formação interna

Formação interna (2ª) – Oficina “Projeto eTwinning – da plataforma ao desenvolvimento de um projeto”

Esta oficina de formação de 50 horas está aprovada pelo Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis e decorrerá entres os meses de abril e junho de 2021. Será ministrado por um dos elementos da equipa coordenadora do projeto Erasmus KA1 (Augusto Oliveira), mentor eTwinning, destinada aos docentes que coordenam projetos eTwinning e Erasmus, mobilizando novas metodologias para as suas atividades letivas.

Esta formação é enquadrada no projeto Erasmus “Novas práticas, melhores aprendizagens” do Agrupamento de Escolas de Canelas, pretendendo-se com ela fomentar o desenvolvimento da metodologia de projeto e do trabalho colaborativo, com recurso à inovação e às tecnologias nas práticas educativas. O eTwinning é, enquanto rede e plataforma educativa, um programa facilitador de uma mudança de paradigma que se pretende implementar neste agrupamento. Ora, o desenvolvimento de projetos curriculares colaborativos, a partilha de conhecimentos e experiências, a comunicação e a interação são uma realidade permanente através do eTwinning, respondendo às inquietações reportadas no projeto educativo de escola e às necessidades de aperfeiçoamento profissional aí elencado. É nesse contexto que se propõe, com este curso de formação de 50 horas, dar a conhecer as boas práticas pedagógicas levadas a efeito por docentes, no âmbito da sua participação em projetos eTwinning, numa perspetiva de trabalho partilhado e colaborativo, com vista à renovação/consolidação ao nível das metodologias de ensino aprendizagem com recurso às TIC, que podem ser utilizadas em sala de aula e em contextos europeus.

Calendarização Oficina eTwinning

Categorias
Formação interna

Formação interna (1ª) – “Desenvolvimento de fluência para interação social“

Esta formação é dinamizada por uma docente do agrupamento e que integra o projeto (Maria Paula Pinto Moreira Carneiro Aires) e destina-se aos docentes já selecionados para integrarem este projeto, de modo a aprofundarem os seus conhecimentos básicos da língua inglesa. Esta formação está já aprovada e acreditada pelo Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, iniciando já no próximo mês de fevereiro.

Perante a necessidade de relacionamento profissional, nomeadamente dos docentes do nosso Agrupamento, com cidadãos que dominam outros códigos linguísticos, torna-se imperativo o domínio da Língua Inglesa por parte de todos os que fazem parte da Comunidade Europeia.

Assim, prevê-se que esta ação proporcione:
– a aquisição, por parte dos formandos, de competências em língua inglesa que lhes permitam apreender conceitos básicos e aplicar conhecimentos, utilizando instrumentos adequados ao exercício de uma comunicação básica eficaz;
– a difusão de conhecimentos e capacidades orientadas para o reforço do projeto educativo do agrupamento; – a satisfação das prioridades formativas dos docentes do agrupamento,tendo em vista a concretização do seu projeto educativo e curricular e a melhoria da sua qualidade e eficácia.

 

Cronograma Oficina – Inglês

Categorias
Sem categoria

Lista de candidatos selecionados

ERASMUS+, AÇÃO 1 – ENSINO ESCOLAR – 2020-2022 Projeto: “Novas práticas, melhores aprendizagens”, Projeto n.o 2020-1-PT01-KA101-077849

Lista de docentes selecionados para participação em cursos estruturados e em atividades de Job Shadowing – observação de boas práticas:

  • Alexandre Afonso
  • Alice Loureiro
  • Armanda Oliveira
  • Clara Mesquita
  • Conceição Valente
  • Cristina Lima
  • Deborah Reis
  • Joaquim Resende
  • Júlia Mota
  • Julieta Malafaia
  • Luísa Coelho
  • Manuela Botelho
  • Margarida Duarte
  • Olga Leite
  • Paula Aires
  • Rosário Sá
  • Rui Lopes
  • Sara Ribeiro

 

A Equipa Coordenadora do Projeto,

Augusto Oliveira

Filomena Fernandes

Gracinda Machado

 

Candidatos selecionados_KA1

Categorias
Candidatura

Erasmus KA1 – aberta 2ª fase de candidaturas

O projeto “Novas práticas, melhores aprendizagens” é o 1.º Projeto Erasmus+ da ação KA1 do Agrupamento de Escolas de Canelas concebido para docentes das diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino. Integra mobilidades de Job shadowing e a participação em cursos estruturados nas áreas das metodologias de ensino inovadoras, centradas no aluno e no trabalho colaborativo.

De acordo com o definido no presente projeto, pretende-se dar resposta às diferentes necessidades sentidas pelo Agrupamento e expressas no seu projeto educativo, no que concerne à melhoria dos resultados escolares e à prevenção do abandono escolar precoce. Durante a 1ª fase de candidatura, e após a definição das áreas estratégicas de formação, foram selecionados para participar neste projeto os coordenadores dos diferentes departamentos curriculares e outros docentes que desempenham funções fulcrais dentro da organização.

Abre-se agora a 2ª fase de candidatura, de acordo com o previsto no projeto, convidando-se outros docentes do agrupamento a nele participarem, beneficiando das mobilidades formativas previstas. Essa candidatura deve ser formalizada através do preenchimento do “Formulário de Candidatura”, que segue em anexo, de acordo com as vagas existentes e as preferências do candidato.

O formulário de candidatura deve ser enviado até ao próximo dia 9 de outubro para o email: erasmuska1@agrcanelas.edu.pt, dirigido ao presidente do júri deste procedimento. A lista de candidatos selecionados será divulgada até 23 de outubro no portal da escola, respeitando os critérios definidos para o processo de seleção (ver anexo).

Para informação mais detalhada sobre a natureza dessas oportunidades formativas, recomendamos a consulta do “Powerpoint” que acompanha o presente email.
Assim, tendo sempre presente o projeto educativo do Agrupamento, onde os docentes são considerados uma peça-chave para a qualidade da educação, acreditamos que a formação prevista neste projeto será uma mais-valia para o nosso desenvolvimento profissional e proporcionará igualmente um efeito multiplicador e transformador da atividade desenvolvida pela escola.

Votos de um Bom Ano letivo para todos!
A equipa de gestão do projeto:
Augusto Oliveira
Filomena Fernandes
Gracinda Machado
ANEXOS: KA1_Critérios de seleção ERASMUS KA1 – apresentação (1) Formulário-de-candidatura
Categorias
Reunião preparatória

Arranque das atividades preparatórias do Erasmus KA1

Têm decorrido já sucessivas reuniões de trabalho da equipa de coordenação do projeto Erasmus KA1 “Novas práticas, melhores aprendizagens”. Prepara-se o arranque do projeto com a definição de etapas de divulgação do projeto pela comunidade. Nesta fase, já no próximo dia 27, a equipa coordenadora reunirá com os coordenadores pedagógicos e com o Diretor do Agrupamento, apresentando com detalhe o projeto, as modalidades de formação selecionadas – cursos estruturados e job shadowing -, as plataformas de cursos on-line, os contratos de formação, os documentos necessários para a sua implementação (contratos) e, entre outros aspetos, as atividades de disseminação.

Este projeto foi desenhado de modo a permitir aprofundar os conhecimentos profissionais dos docentes, a fomentar uma cultura colaborativa e a promover o sucesso educativo.

Categorias
Erasmus KA1

Projeto Erasmus+ KA1 (2020-2022)

O projeto “ Novas práticas, melhores aprendizagens” é o 1.º Projeto Erasmus+ KA1 do Agrupamento de Escolas de Canelas concebido para docentes das diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino.
Integra mobilidades de Jobshadowing e a participação em cursos estruturados nas áreas das metodologias de ensino inovadoras, centradas no aluno e no trabalho colaborativo.
De acordo com o definido na candidatura efetuada, o presente projeto pretende dar resposta às diferentes necessidades sentidas pelo Agrupamento e expressas no projeto educativo, no que concerne à melhoria dos resultados escolares e à prevenção do abandono escolar precoce.
Durante a fase de candidatura, e após a definição das áreas estratégicas de formação como meio de resposta às necessidades do Agrupamento, foram selecionados para participar neste projeto os coordenadores dos diferentes departamentos curriculares e outros docentes que desempenham funções fulcrais dentro da organização.
Assim, tendo sempre presente o projeto educativo do Agrupamento onde os professores são considerados uma peça-chave para a qualidade da educação, acreditamos que a formação prevista neste projeto será uma mais-valia para o desenvolvimento profissional dos mesmos e proporcionará igualmente um efeito multiplicador e transformador da atividade desenvolvida pela escola na resolução dos seus problemas, dotando os docentes de novas ferramentas de respostas às necessidades dos alunos.

A equipa de gestão do projeto