Participantes

Este projeto vem permitir 22 mobilidades formativas, nomeadamente, nas modalidades de job shadowing (mobilidades para escolas na Suécia, Grécia, França e Espanha) e de cursos de formação estruturados (França, Holanda, Croácia, Finlândia e Espanha).

Assumindo o Projeto Educativo do Agrupamento que os professores são uma peça-chave para a qualidade da educação, este projeto foi construído numa aposta na formação contínua, no trabalho de equipa e na partilha, como meios de melhorar o desempenho profissional e, consequentemente, as aprendizagens dos alunos. 

O novo quadro legislativo sobre a autonomia e flexibilidade curricular, a inclusão e a diferenciação pedagógica tem colocado vários desafios às escolas, quer às lideranças dos agrupamentos, quer aos docentes na sua prática letiva. Por conseguinte, e para continuar a prestar um serviço educativo de qualidade à nossa comunidade, apostou-se num projeto que financiasse a formação de docentes em países europeus, onde este enquadramento já é realidade, e a partilha de saberes e boas práticas com escolas parceiras. Através da disseminação das aprendizagens realizadas, pretende-se chegar a todos os grupos disciplinares e, por conseguinte, a todos os docentes.

Docentes das estruturas intermédias e pedagógicas que integram as mobilidades (1ª fase)

Coordenadora do projeto: Filomena Fernandes

Elemento da equipa coordenadora do projeto / Direção / Erasmus – Gracinda Machado

Elemento da equipa coordenadora do projeto / Biblioteca Escolar – Augusto Oliveira

Coordenador do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: Rui Lopes

Coordenadora da Educação Pré-Escolar: Amélia Sousa

Coordenadora do 1º Ciclo: Manuela Botelho

Coordenadora do Departamento de Línguas: Clara Mesquita

Coordenadora do Departamento de Ciências Experimentais: Luísa Coelho

Coordenadora do Departamento de Humanidades: Olga Leite

Coordenador do Departamento de Expressões: Alexandre Afonso

Coordenadora da Educação Inclusiva: Julieta Malafaia

Coordenadora da Cidadania e Desenvolvimento: Cristina Lima

Um segundo grupo de docentes será seleccionado para integrar as mobilidade para os cursos de formação e job shadowing, de acordo com o processo de candidatura já aberto.