Este projeto foi reconhecido pela Agência Nacional Erasmus, na sua avaliação consolidada, como um “projeto que está claramente alinhado com os objetivos da Ação, é relevante para o seu público-alvo e para o desenvolvimento profissional do pessoal educativo do Agrupamento. (…) A candidatura cria condições potenciais para o desenvolvimento de competências e conhecimentos dos participantes e ainda para o desenvolvimento da internacionalização do Agrupamento”.
Assumindo o Projeto Educativo do Agrupamento que os professores são uma peça-chave para a qualidade da educação, este projeto foi construído numa aposta na formação contínua, no trabalho de equipa e na partilha, como meios de melhorar o desempenho profissional e, consequentemente, as aprendizagens dos alunos.
Através da frequência dos cursos estruturados e participação nas atividades de job shadowing pretende-se por um lado,
que os docentes envolvidos adquiram ou aprofundem conhecimentos específicos das principais áreas de intervenção e,
por outro, desenvolvam novas dinâmicas de trabalho em equipa e de partilha de experiências individuais e coletivas, de
acordo com o plano de disseminação descrito na secção I.
É expectável que após a frequência dos cursos estruturados os participantes adquiram ou melhorem os seguintes
resultados de aprendizagem/competências:
– desenvolvimento de trabalho colaborativo entre pares;
– planificação de aulas mais centradas no aluno, mais motivadoras e cativantes;
– planificação de aulas e lecionação de aulas com recurso a novas metodologias;
– implementação de estratégias que promovam a autonomia, cooperação e pensamento crítico;
– conhecimento de outras culturas e outros sistemas educativos;
– domínio de competências linguísticas em línguas estrangeiras.