Programa Por Ti – Promoção de bem-estar mental

O programa Por Ti – Promoção de bem-estar mental foi implementado na Escola Básica e Secundária de Canelas, junto dos alunos de 7º ano de escolaridade.

Trata-se de um programa financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul, e implementado pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo – Comportamental da Universidade de Coimbra.

A inscrição do Agrupamento neste programa comunitário teve por objetivo sensibilizar os adolescentes para a importância do bem-estar e assim poderem entender os primeiros sinais e sintomas de doença mental.

Deste modo, o Serviço de Psicologia e Orientação e a Saúde Escolar, em colaboração com os professores de 7º ano, apoiaram a implementação do programa na escola, junto dos alunos, durante o dia 11 de março.

As turmas assistiram e participaram nas sessões dinamizadas pela Marta Romão, psicóloga da Associação EPIS, em sessões de 90 minutos.

A maioria dos alunos envolveu-se com interesse nas dinâmicas  propostas, e avaliaram a atividade com 5 (56.4%), com 4 (26.5%) e com 3 (12.9%), numa escala de 1 a 5.

Como aspetos menos positivos, alguns alunos referiram: a duração, a falta de intervalo a meio, o barulho feito por alguns alunos. Outros focaram: a “perda de aulas”, ” fez-me entender melhor as minhas emoções, mas ainda não sei lidar com os meus ataques de raiva”, “não ajudou ninguém porque temos medo de falar à frente dos outros sobre os nossos verdadeiros problemas”, ou “sem interesse porque não tenho emoções”.

Com aspetos positivos, os alunos referiram que foi uma apresentação “incrível”, “espetacular”, “fez-me refletir”, “pensei nos meus problemas”, “foi produtivo”, “entendi melhor as minhas emoções”, “aprendi como controlar a minha raiva”, “como entender as minhas emoções”, que “chorar é bom”, “descobri que alguns problemas que eu posso ter não são únicos”, “aprendi como não deixar os outros sozinhos” ou, ainda, “como viver com a tristeza com que estou hoje”.