Erasmus+ é um programa da União Europeia nas áreas da educação, formação, juventude e desporto. Este programa providencia um vasto leque de ações que incluem a oportunidade de professores participarem em formações, mobilidades individuais de aprendizagem. Erasmus+ key action 1 (KA1) dá oportunidade a professores para frequentarem formações internacionais em diferentes países europeus.
Foi neste contexto que duas professoras do Agrupamento, uma de Português e outra de História, participaram, em Florença, na Europass Teacher Academy, num curso sobre “Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies”, durante a semana de 4 a 8 de abril.
Roberta Begliomini foi a formadora certificada pela Academia Europass que nos acompanhou e desafiou nesta viagem de aprendizagem. Os conteúdos deste curso procuraram fazer-nos refletir e encontrar respostas sobre temáticas muito diferenciadas: análise de problemas e estabelecimento de regras em sala de aula, motivação, estratégias colaborativas (trabalho de pares e de grupo), metodologias centradas na aprendizagem, estilos de ensino centrados no aluno, criação de aulas com a metodologia de sala de aula invertida (Flipped Classroom), uso de diferentes ferramentas TIC como propiciadoras do reforço da motivação, criação de rubricas, avaliação e feedback.
Este curso potenciou, igualmente, a troca de experiências profissionais com colegas de países tão diferentes como Espanha, Inglaterra, Grécia, Suécia, Roménia, Hungria e Honduras. Poder comparar os sistemas educativos nos diferentes países, as práticas educativas (potencialidades e fragilidades) e eixos de intervenção nas diferentes realidades foram uma mais-valia deste curso.
A visita contribuiu também para o nosso enriquecimento cultural. Diariamente, assim que a formação terminava, havia que partir à descoberta desta fascinante cidade. No âmbito do curso usufruímos de uma visita guiada na cidade de Florença e de uma visita a Pisa, Sam Gimignano, Siena e região de Chianti.
Por todas estas razões esta mobilidade marcará o nosso percurso pessoal e profissional. A aprendizagem transformadora será seguramente a motivação para nos desafiarmos a voos mais altos.
As docentes,
Sara Ribeiro
Margarida Duarte