CEF – Cursos de Educação e Formação

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma oportunidade para poderes concluir a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos teus interesses, ou para poderes prosseguir estudos ou formação que te permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho.

Neste sentido, cada curso corresponde a uma etapa de educação/formação cujo acesso está relacionado com o nível de habilitação escolar e profissional que já alcançaste. No final de cada etapa obterás uma certificação escolar e profissional.

Para quem:

Os CEF podem ser indicados para ti se te encontras nas seguintes condições:
– idade igual ou superior a 15 anos;
– habilitações escolares inferiores ao 3.º ciclo;

Qual o objetivo:

Os CEF incentivam-te ao prosseguimento de estudos/formação e permitem que possas adquirir competências profissionais, através de soluções flexíveis, de acordo com os teus interesses e as necessidades do mercado de trabalho local.

O que são:

Os CEF são percursos formativos organizados numa sequência de etapas de formação, consoante as tuas habilitações de acesso e a duração das formações.

Independentemente da tipologia, todos os CEF integram quatro componentes de formação:
– Sociocultural;
– Científica;
– Tecnológica;
– Prática.

Qual a certificação:

Após a conclusão de um CEF, com total aproveitamento, obténs uma certificação escolar equivalente ao 3.º ciclo  e uma certificação profissional, conferindo-te o nível  2 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Prosseguimento de estudos:

A conclusão de cada ciclo de formação permite que prossigas estudos e obtenhas formação nos níveis seguintes:
– a conclusão de um CEF tipo 2 ou 3 permite-te o ingresso: num dos cursos do nível secundário de educação:
– Cursos Profissionais, desde que cumpras a totalidade do percurso de formação;
– Cursos Científico-Humanísticos, desde que realizes exames nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Cursos de Educação e Formação:

CEF de Operador de Informática

CEF de Restauração