Promovido pelo programa Erasmus, o curso Leadership and management in educational establishments revelou-se uma fantástica oportunidade para analisar e refletir em torno de uma variedade de aspetos que norteiam e as práticas de liderança e gestão das instituições, nomeadamente uma escola como a nossa.
Esta realidade, porém, decorre de uma outra circunstância sem a qual não seria possível implementar este tipo de práticas – a mobilidade.
De facto, o curso agregou diferentes pessoas de diferentes nacionalidades, criando a oportunidade de partilha de experiências e de pontos de vista.
Ao longo das sessões, foram alvo de reflexão as principais linhas de atuação ao nível da liderança e gestão.
Mas a vertente prática das sessões terá sido o que acrescentou uma mais-valia ao curso. Se, na verdade, os fulcrais denominadores da liderança e gestão foram percorridos, as reuniões contaram invariavelmente com uma vertente prática muito importante.
Depois dos fundamentos basilares, a aplicação prática a situações hipotéticas esteve presente ao longo de todas as sessões. Por isso, as sinergias encontradas levaram à criação de um espírito de equipa magnífico, conducentes a um trabalho diferenciado e enriquecedor. Assim, os cenários que serviram como base para a aplicação das competências de liderança obrigaram os intervenientes a aplicar diferentes estratégias, tendo em consideração aspetos como a comunicação positiva, a gestão de conflitos ou a capacidade de guiar as mudanças evitando o conflito; mas também a forma como mensurar a coordenação e a “performance” da instituição, além das múltiplas possibilidades para implementar um plano de ação coerente.
Por conseguinte, a experiência formativa revelou-se muito interessante e, sobretudo, com grande aplicabilidade: dissecando as temáticas, a vertente prática obrigava a uma reflexão aturada decorrente da cada caso que foi apresentado como exemplo.
Paralelamente, não é possível dissociar a vertente cultural. Praga é uma cidade moderna, cujo núcleo histórico merece atenção redobrada, tal é o número de monumentos e locais de interesse a visitar e a conhecer.
Por fim, resta salientar a importância destas iniciativas que se revestem de profundo interesse académico, cultural e, até, civilizacional.