O Clube Ciência Viva Canelas, como tem sido habitual, comemorou o dia Nacional da Cultura Científica, com o tema “Luz Visível- Cores de Outono”.
Para isso todos os alunos, e em particular os que integram o clube, foram desafiados a fotografar situações que ilustrassem as cores de outono, no âmbito curricular do estudo da cor e da luz visível.
A atividade foi concretizada no dia 23 de novembro para toda a comunidade escolar, no átrio da escola, durante o intervalo grande da manhã.
Alunos do 10ºA e do 11º A realizaram as atividades experimentais: “Decomposição da luz visível por refração no prisma de Newton”; “Síntese da luz visível no disco de Newton”
(processo inverso da decomposição da luz); “A reflexão da luz no caleidoscópio”; “Refração da luz em espelhos côncavos e na água em ilusões de ótica”; “Efeito da corrente eléctrica num gás rarefeito e produção de luz visível na Lâmpada de plasma”; “Cromatografia de pigmentos fotossintéticos”; “Indicador natural de pH”.
Enquanto decorriam as experiências foram sendo projetadas algumas das fotografias, realizadas pelos alunos que, também, estavam expostas no mural de entrada da escola.
A atividade teve adesão de muitos alunos, de diferentes níveis de escolaridade, e da comunidade educativa em geral.
A docente que integra o Clube Ciência Viva
Lígia Gomes da Silva