Contar a ditadura e a revolução

Era uma vez um país…

Contar a ditadura e a revolução

Era uma vez um país, Portugal, onde a liberdade era apenas um sonho distante. Vivia-se sob a sombra da ditadura, onde a censura calava as vozes e a PIDE controlava cada passo. Nas escolas, a Mocidade Portuguesa, doutrinava a juventude moldando-a para servir o regime. Nas universidades, o pensamento livre era sufocado e os estudantes que ousavam questionar eram silenciados, presos e torturados. As prisões políticas, como Caxias e Peniche, eram o destino de muitos que lutavam por um futuro melhor. A guerra colonial, sangrenta e infindável, consumia o país, dividindo famílias e dilacerando a alma da nação.

Mas a esperança nunca se rendeu!

No dia 25 de abril de 1974, Portugal acordou com gritos de liberdade.

Os militares, liderados pelo capitão Salgueiro Maia, derrubaram o regime ditatorial e abriram as portas para a democracia.

A nossa História, a nossa identidade foi contada, declamada e representada de forma eloquente pelos nossos alunos. Através da dramatização, da música e da poesia, reviveram os tempos da opressão e celebraram a conquista da liberdade.

Com a Revolução dos Cravos, Portugal aprendeu o valor da democracia e da participação cívica. Os nossos alunos, ao reviverem a História, compreenderam a importância de defender a liberdade e de construir um país melhor e mais justo para todos. Eles são o nosso amanhã, eles são as esperanças de Abril!