Revolução em Palavras: 50 Anos do 25 de Abril

No dia 13 de maio, o nosso auditório ganhou um brilho especial com a presença ilustre do autor Francisco Cantanhede. Num relato emocionante e cativante, levou-nos numa viagem pelos 50 anos do 25 de Abril.
As suas palavras, carregadas de emoção e nostalgia, transportaram-nos para um Portugal pré-revolucionário. Recordou-nos da sua escola primária, onde a régua, a lousa e até a terrível cana eram presenças contantes. Entre sorrisos, falou-nos dos seus colegas, das privações enfrentadas, mas acima de tudo, da “Esperança” que nunca se deixou apagar.
Com maestria, Francisco Cantanhede contou-nos a história crucial de uma professora que, desafiando convenções e acreditando no potencial dos seus alunos, plantou a semente da rebeldia e da confiança nos seus corações.
Num registo pessoal e envolvente, partilhou connosco a vinda de Montemor-o-Novo até Lisboa, revelando-nos as diferenças entre o Portugal “antes” e “depois” do 25 de Abril.
A democracia e a liberdade tornaram-se palpáveis, e as manifestações populares tornaram-se uma presença assídua nas ruas, onde o povo, unido por um ideal comum, clamava por um país livre e próspero.
A História é feita de memórias e o encontro com Francisco Cantanhede foi, sem sombra de dúvida, um marco na história da nossa escola. As suas palavras ecoarão nas nossas memórias, inspirando-nos a lutar por um mundo mais justo e equitativo, onde a liberdade e a democracia sejam valores fundamentais.
Estendemos também os nossos agradecimentos ao Álvaro Vieira, representante do Grupo LeYa, pelo seu apoio e pela sua constante colaboração.
A todos os que tornaram este evento possível, o nosso mais profundo obrigado.