DELF Scolaire 2024

Nos passados dias 23 e 24 de maio, realizaram-se, na Escola Básica e Secundária de Canelas, os
exames DELF Scolaire (níveis A1, A2, B1 e B2).
No total, 204 alunos/candidatos realizaram o exame DELF Scolaire:
Nível A1 – 3 candidatos; Nível A2 – 138 candidatos; Nível B1 – 57 candidatos; Nível B2 – 6 candidatos.
Assumindo-se como um instrumento de avaliação externa, os exames DELF (Diplôme d’Études en Langue Française) permitem a obtenção de um diploma oficial, dispensado pelo Ministère de l’Éducation Nationale francês, para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros, ao nível da compreensão oral, produção oral, compreensão escrita e produção escrita.
A certificação DELF atende às normas internacionais de conceção de provas e está em harmonia com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. É um diploma reconhecido internacionalmente e é vitalício.
Como habitualmente, a Escola Básica e Secundária de Canelas, enquanto Centro de Avaliação – Exames oficiais de língua francesa, associou-se à Alliance Française do Porto, Centro de Exames, na implementação desta iniciativa tão importante para o presente e futuro de todos estes alunos.
Foram 19 as instituições que inscreveram os seus alunos/candidatos, a saber:
– Agrupamento de Escolas de Canelas;
– Agrupamento de Escolas de Arouca;
– Agrupamento Dr. Manuel Gomes de Almeida;
– Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo;
– Agrupamento de Escolas de Vila D'Este;
– Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira;
– Agrupamento de Escolas António Sérgio;
– Agrupamento de Escolas João da Silva Correia;
– Agrupamento de Escolas de Esmoriz;
– Agrupamento de Escolas de Corga do Lobão;
– Agrupamento de Escolas de Carvalhos;
– Centro de Educação Integral – São João da Madeira;
– Colégio Nossa Senhora da Bonança;
– Colégio Efanor;
– Colégio Internato Claret;
– Colégio Casa Mãe;
– Colégio Internato dos Carvalhos.
– Escola Profissional de Música de Espinho;
– Escola Secundária Almeida Garrett;
Neste momento, resta-nos esperar pelos resultados obtidos pelos candidatos nas provas que realizaram e desejar que estes correspondam às suas expectativas.
Os docentes do Grupo Disciplinar de Francês agradecem a todos os docentes a sua compreensão pelos transtornos causados, decorrentes da necessária alteração de ocupação das salas e dirige uma palavra de gratidão também à equipa diretiva, aos assistentes operacionais e aos alunos que se envolveram na organização dos espaços para a realização destes exames.

O Grupo Disciplinar de Francês