II Encontro de Cinema e Educação

No dia 10 de julho, os docentes Armanda Oliveira, Cristina Freitas e Herculano Vieira pariciparam no II Encontro de Cinema e Educação que decorreu na Escola das Artes da Universidade Católica, no âmbito do projeto de literacia fílmica, Insert, coordenado pelo professor Pedro Alves.

Tivemos o privilégio de ouvir as intervenções de Núria Aideman (Associació A Bao A Qu), Elsa Mendes (Plano Nacional de Cinema), Dario Oliveira e Melanie Pereira (Porto/Post/Doc), Fernando Gairito (MONSTRA – Lisbon Animated Film Festival), Isabel Coelho (Doclisboa), Nuno Rodrigues (Curtas Vila do Conde Internacional Film Festival) e Vítor Ribeiro (Casa das Artes de Famalicão /Close-Up) que partilharam as diversas experiências cinematográficas as quais podem igualmente contribuir para a dinamização de atividades nas escolas.

A segunda parte do Encontro contou com a apresentação de projetos de educação para o cinema em várias escolas do país.

Salientamos que o Insert teve início no ano letivo 2023-2024, como projeto piloto, tendo o nosso agrupamento sido convidado para desenvolver o referido projeto.

Continuamos a sentir a vivência do cinema na sua essência e a sua importância não só para o desenvolvimento de múltiplas aprendizagens e competências transversais mas também para o enriquecimento cultural e cívico dos nossos alunos.

O Cinema está na escola!