Nascido do sonho de uma docente de Educação Física, a prática de Boccia é hoje uma realidade no Agr de Canelas. Sofia Ferreira, mentora do projeto, expressa feliz a sua profunda gratidão à direção da escola por acolher e apoiar iniciativas de inclusão, como o BOCCIA, proporcionando um ambiente onde todos os alunos, independentemente das suas competências e ou condições, possam sentir-se valorizados e participativos. A visão da direção da escola, sempre em busca de iniciativas que ampliam o entendimento e a aceitação das diferenças, tem sido um exemplo de compromisso com a criação de um ambiente mais justo e acessível para todos.
E foi nesse sentido que no dia 21 de Janeiro, a Escola Secundária de Canelas recebeu os atletas paraolímpicos de Boccia, de forma a celebrar o facto de a modalidade ter sido integrada no Desporto Escolar neste ano letivo. O Professor Edison Carlos (Dgeste) associou-se a esta iniciativa dinamizada pela Professora Sofia Ferreira. Foi uma tarde muito especial em que jogadores de alto nível partilharam as suas experiências de vida com os jovens. Destacou-se o interesse e envolvimento dos alunos da nossa escola, quer na modalidade quer na troca de valores que o próprio desporto promove.
Segundo o Diretor, Eng.º Artur Vieira, “esta é a continuidade de afirmação do ADN deste Agrupamento. A inclusão, mais do que nunca, de todos, independentemente do género e da forma de estar, é o mote que faz este Agrupamento afirmar-se pela diferença, pois o mundo é feito desta forma e os nossos alunos têm que estar preparados para isso”.
No próximo dia 29 de janeiro, contaremos com os técnicos da Parque Escolar para realizar as marcações de dois campos de Boccia e em fevereiro, acolheremos cerca de 30 árbitros (alunos) para realizarem a formação de nível II.
Sofia Ferreira (Prof. Educação Física, Desporto Escolar: Boccia_Canelas)