Brincar com Sons

A terapeuta da fala do Agrupamento, Joana Figueiredo, desenhou e implementou um programa de desenvolvimento das competências de consciência fonológica para todas as crianças finalistas do ensino da Educação Pré-Escolar, de todos os jardins de infância do Agrupamento (Jardins de Infância N=9; Crianças do EPE N=181). Este programa decorreu durante o 1º semestre de 2024/25. Teve por objetivo preparar as crianças em competências essenciais para uma aprendizagem da leitura e da escrita mais fluida e melhor sucedida. As educadoras e os pais/cuidadores foram incluídos neste programa, o que veio a revelar-se como um ponto forte da intervenção. Nos dias 20 e 22 de novembro de 2024, a terapeuta Joana Figueiredo dinamizou uma ação formativa para pais e educadoras, com o intuito de os sensibilizar para as características do programa, nomeadamente acerca dos pré-requisitos para aprender a ler e a escrever e da importância de se intervir precocemente neste domínio para melhor ajustamento à escolaridade formal. No final desta ação, o feedback obtido por parte das educadoras e dos pais foi muito positivo, salientando-se o apoio e participação ativa das educadoras e o envolvimento das famílias durante o processo, tendo sido referida a necessidade de aumentar a duração do programa ao longo do ano letivo.