“Projeto ‘Linhas de Fuga’ convida alunos a repensar a escola”

O projeto de Artes e Expressões “Linhas de Fuga”, desenvolvido em parceria com o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) e as disciplinas de Educação Visual do 2º Ciclo, convidou os alunos a refletirem sobre a sua experiência escolar.

O objetivo foi descobrir o que os alunos e alunas fazem na escola quando não têm aulas, o que gostariam de fazer mas ainda não têm oportunidade, e perceber juntos como a escola poderia melhorar. Este trabalho procurou fomentar a participação coletiva e o pensamento crítico, promovendo uma escola mais inclusiva e criativa.

As respostas foram muito diversas e surpreendentes e estão expostas ao longo desta semana no painel do átrio da Escola Básica e Secundária de Canelas. Todos os alunos podem continuar a contribuir durante o intervalo da manhã.

Além do painel, estas respostas serão registadas num pequeno filme que a artista residente do agrupamento, Venância Matos, irá realizar, integrando o registo artístico do trabalho desenvolvido.

Este projeto é um exemplo de como a expressão e a participação coletiva podem transformar a experiência escolar, reforçando o papel da escola como espaço de diálogo, reflexão e criatividade.