O Teatro vai à Escola – Matematicomania 2

No passado dia 27 de janeiro, o nosso auditório transformou-se num portal para a aventura matemática. A Companhia Profissional de Teatro Educa visitou-nos para apresentar “Matematicomania 2” aos alunos do 5.º ano, numa atividade integrada no Plano Anual de Atividades do Agrupamento.
Organizada pelo Grupo Disciplinar de Matemática do 2.º ciclo, a iniciativa teve um duplo objetivo: despertar o interesse pela disciplina e demonstrar a sua relevância em contextos práticos do dia-a-dia. Para isso, os alunos, acompanharam Tomé, um aluno para quem a matemática era um problema, até à aldeia do seu avô durante as férias da Páscoa.
Foi numa tarefa rotineira, a limpeza do jardim, que Tomé fez uma descoberta fantástica: um anel mágico esquecido. Ao colocá-lo no dedo, foi projetado para realidades paralelas, onde a única chave para voltar para casa era resolver enigmas matemáticos. Segundo a misteriosa lenda partilhada pelo seu avô, aquele anel perdido “ganha vida de 2 em 2 gerações”.
O espetáculo proporcionou uma experiência verdadeiramente interativa e visual, equilibrando perfeitamente a diversão com a pedagogia. Os nossos alunos embarcaram numa viagem emocionante onde, tal como o Tomé, descobriram que cada problema matemático resolvido abria uma nova porta no caminho da aventura.